segunda-feira, 19 de março de 2012

Bolota "reactiva" Festival da Amizade

O Grupo de Forcados "Os Críticos" num dos famosos festivais da Amizade em 1978 em Almeirim.
Da esquerda para a direita: o saudoso Dr. Fernando Teixeira (cabo), Miguel Alvarenga, Andrade Guerra,
Maurício Vale e Francisco Morgado. Atrás, sentado, trajado de mexicano, vê-se o também
saudoso cavaleiro Gustavo Zenkl



O empresário "das praças cheias", João Pedro Bolota ("Aplaudir"), na foto da esquerda, revelou ao "Farpas" a intenção de "reactivar" o sempre lembrado Festival da Amizade, festejo que se celebrizou nos anos 70 e 80 e que se realizava por norma nas praças de Almeirim e Alcochete e onde grandes figuras da Tauromaquia "trocavam de posições". Matadores e forcados toureavam a cavalo, cavaleiros actuavam a pé e até os homens da escrita se armavam em valentes forcados!
Como se pode ler no cartaz ao lado, referente a um dos últimos festivais realizado na praça de Almeirim, em Outubro de 1987, os cavaleiros eram João Cortesão, José Luis Gomes, Ricardo Chibanga, Pires da Costa, "Platanito" e Humberto Pardal, entre os bandarilheiros estavam Manuel Jorge de Oliveira, João Moura, Paulo Caetano, os irmãos Ribeiro Telles, João Salgueiro e até o rejoneador espanhol Ignácio Vargas, os forcados eram os críticos tauromáquicos, etc.
Nunca mais realizado, o famoso Festival da Amizade pode regressar esta temporada, no final, provavelmente na Monumental do Montijo, por inicitiva - louvável! - da dinâmica empresa "Aplaudir".

Fotos João Carlos Alvarenga e M. Alvarenga