segunda-feira, 19 de março de 2012

Canadá: emigrante português investe em touradas

Élio Leal com a actriz Rita Pereira em 2010 no Madeira Park, em Toronto, em 2010.
A famosa actriz foi a estrela do VI Picnic & Touradas à Corda
A inauguração da Monumental "Maestro Vitor Mendes" em Dundalk
em 9 de Julho do ano passado



Um empresário português, emigrante no Canadá, construiu uma praça de toiros com três mil lugares na cidade de Dundalk (Toronto) e adquiriu uma outra desmontável para percorrer o país, como forma de promover a tauromaquia.
"O meu grande objectivo passa por expandir a tradição portuguesa por várias cidades do Canadá", disse hoje à Agência Lusa o empresário Élio Leal.
"O meu sonho e a minha ambição é divulgar a tauromaquia. Se em três anos formei uma coudelaria e uma ganadaria e construí uma praça de toiros, no futuro quero ainda mais", acrescentou.
A praça fixa, de seu nome Monumental Praça de Toiros "Maestro Vítor Mendes", inaugurada pelo próprio toureiro português no ano passado, no dia 9 de Julho, está situada na cidade de Dundalk, tendo acolhido, desde essa data, vários espectáculos taurinos que se têm revelado um "verdadeiro sucesso".
Com a aquisição de uma praça desmontável, com cerca de 2800 lugares sentados, o emigrante açoriano, radicado há 35 anos no Canadá, espera agora realizar naquele país um "significativo" número de espectáculos tauromáquicos.
De acordo com Élio Leal, representado em Portugal pelo empresário Inácio Ramos Jr, apoderado do cavaleiro Rui Fernandes, na praça de toiros fixa vão decorrer este ano vários espectáculos taurinos.
A temporada vai ser inaugurada no dia 7 de Julho com os cavaleiros portugueses Rui Salvador, Gilberto Filipe e Rui Santos, lidam-se seis toiros de Manuel Sousa (ganadaria de emigrantes portugueses radicados na Califórnia) e pegam os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (Açores) e do Canadá.
No dia 11 de Agosto é a vez de entrarem em praça os cavaleiros Rui Santos, Joana Andrade e Rui Lopes, serão lidados mais seis toiros de Manuel Sousa e as pegas vão estar a cargo dos Amadores de Merced e Canadá.
Élio Leal tem também já prevista, para finais do mês de Agosto, a realização de uma corrida na praça de toiros desmontável, numa cidade próxima de Ottawa, capital do Canadá.
Nesse festejo vão estar em praça os cavaleiros Rui Santos, João Pamplona e um matador de toiros a designar. Lidam-se três toiros de José Sousa e outros tantos de Manuel do Carmo, ganadarias que pastam em solo californiano.
As pegas vão estar a cargo dos Amadores do Canadá e poderá rumar também um grupo de Portugal para participar nesta corrida de toiros.
"Em 2013 espero vir a aumentar o número de corridas no Canadá", adiantou.
Proprietário naquele país de uma coudelaria e de uma ganadaria de bravo, que fará a sua estreia nas arenas em 2014, o empresário português tem também em mente desenvolver um projecto que passa por exportar sémen de toiros portugueses para o Canadá.

Fotos D.R. e Avelino Teixeira