segunda-feira, 19 de março de 2012

Projecto-lei nº 173: PS prepara ataque "camuflado" às touradas



Deu entrada no passado mês de Fevereiro (dia 15) na Assembleia da República um projecto-lei do Grupo Parlamentar do Partido Socialista que, a ser votado e aprovado, pode constituir a primeira machadada fatal nas corridas de toiros - e parece que, à excepção da Federação "Prótoiro", mais ninguém no meio taurino ainda deu por isso...
Trata-se do projecto-lei nº 173/XII/1ª que propõe alteração do Código Civil, estabelecendo um estatuto jurídico dos animais.
No documento, a que o "Farpas" teve acesso, em parte alguma se fala do espectáculo tauromáquico, mas o projecto-lei é ele todo vocacionado para a "defesa dos animais" - e não fala de animais domésticos, o que indicia que engloba todos, incluindo os "não domésticos", entre os quais se integra o toiro bravo.
O projecto-lei é interpretado como mais uma tentativa, velada e "camuflada" desta vez, de acabar com o espectáculo tauromáquico. Resta saber se o novo líder socialista António José Seguro (na foto de cima) já se terá apercebido desta tentativa "disfarçada" dos seus deputados de dar uma nova machadada na Tauromaquia e das consequências negativas que em termos eleitorais isso pode provocar num futuro próximo. Os primeiros signatários do projecto-lei são Pedro Delgado Alves, Carlos Zorrinho (eleito por Évora, distrito do país com mais praças de toiros) e Rosa Albernaz, que já nos anos 90 liderou outra tentativa de acabar com as touradas, também na Assembleia da República.
Oxalá este nosso alerta à navegação possa agora motivar que entrem em campo as várias associações taurinas que temos para, uma vez mais, fazerem frente a esta ameaça. Da qual poucos ainda terão dado conta...

Fotos D.R.