segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ontem em Beja: Caetano inicia temporada tal como terminou a última, com triunfo apoteótico!


Moura Caetano e Manzanares deixaram ontem a "porta aberta" para uma
nova competição... e por que não um mano-a-mano?
Bastinhas "aquecendo os motores" antes da corrida
O único senão da corrida de ontem em Beja foi mesmo
a falta de público nas bancadas
Emotivo brinde de Caetano a Bastinhas pelos seus 30 anos de glória nas arenas
Após grande êxito no primeiro, Bastinhas fez alarde da sua maestria
para "dar a volta" ao segundo toiro do seu lote, o único mansote da tarde
De novo imparável, Moura Caetano abriu temporada portuguesa ontem em Beja
com a mesma força e o mesmo talento com que se consagrou triunfador da anterior
Manuel Manzanares seu verdadeiro show de bem tourear no seu segundo toiro



Miguel Alvarenga - Grande corrida de toiros ontem em Beja, onde a única nota negativa foi mesmo a escassa presença de público (meia casa fraquita) numa data (Ovibeja) que em tempos outros enchia sempre.
Cartel atractivo e inovador (de parabéns a empresa "Gestoiro") com o veterano Bastinhas (a cumprir 30 anos de alternativa e alvo de rasgado elogio, ao intervalo, pelo representante da Câmara Municipal de Beja), o triunfador Moura Caetano (que iniciou de forma apoteótica a sua nova temporada, depois de ter sido o número-um da última) e o espanhol Manuel Manzanares (que deixou enorme ambiente na sua auspiciosa estreia em Portugal, passando a ser um rejoneador de interesse para a aficion lusa) e os Forcados de Beja em solitária e surpreendente exibição numa tarde marcada pela emotiva despedida do cabo Manuel Almodôvar, que passou o testemunho a um forcado "entradote", mas valente, José Maria Charaz (que acusou a veterania e concretizou a sua primeira pega como cabo ao terceiro intento e com as ajudas a carregar, depois de "se ter solto" da cara do toiro nas duas primeiras intervenções).
Para o sucesso da corrida contribuiram os belíssimos e muito bem apresentados toiros (seis verdadeiras estampas!) da ganadaria Cunhal Patrício, de que apenas destoou o quarto, mansote, a quem Bastinhas deu a volta mercê da sua experiência, maestria e imenso pundonor. No primeiro da tarde, o Maestro elvense fez gala da sua alegria, do seu bom toureio e do seu eterno e fantástico contágio com o público, rubricando uma lide ao seu melhor estilo, na senda do que nos habituou ao longo de trinta memoráveis anos de glória nas arenas.
João Moura Caetano impôs a sua garra no segundo toiro da tarde e deu o mote para mais uma temporada plena de confirmação como Primeira Figura do Toureio, brilhando com os seus melhores cavalos, todos eles de novo em grande forma.
No último da tarde, o "sobrero" (porque o quinto saíu à praça dininuído e regressou aos currais), sobretudo com o "Temperamento", o cavaleiro de Monforte desenhou magistral actuação, iniciada com dois compridos de praça a praça, a aguentar até ao fim. Nos curtos, deu um verdadeiro recital de bom toureio, marcado por uma lide serena e calma - onde tudo teve temple e imensa arte. Após quatro corridas em Espanha, todas elas com saída em ombros, em vésperas de regressar à Monumental de Madrid (2 de Junho), João Moura Caetano não podia mesmo ter começado de melhor forma a sua temporada portuguesa. As actuações de ontem em Beja confirmaram uma Figura do Toureio sem parança e a prometer mais uma época memorável. Olé, Toureiro!
A estreia em Portugal do espanhol Manuel Manzanares - filho do Maestro José Maria Manzanares, um dos mais importantes toureiros do Século XX (que ontem marcou presença em Beja) e irmão do também matador-figura do mesmo nome - foi auspiciosa, deixou enorme ambiente e deixou sobretudo a mensagem de que este pode ser mais um rejoneador de interesse para as altas competições em arenas nacionais.
Pupilo de Pablo Hermoso de Mendoza (quem sai aos seus...), o jovem Manzanares brilhou sobretudo no seu segundo toiro, destacando-se pela equitação, pela brega, preparação das sortes, cravagem certeira e remates de grande emoção, terminando com um cavalo que faz fantásticas "piruetas" na cara do toiro. O público vibrou e entregou-se ao novo toureiro de Espanha (foto da esquerda). Já agora e como bem sugere hoje Hugo Teixeira no seu blog "diário taurino", para quando um novo confronto (por que não um mano-a-mano?) entre Caetano e Manzanares, espécie de tira-teimas depois do competitivo êxito de ambos ontem em Beja?
Bem dirigida, com a actual competência e aficion, por Agostinho Borges, a corrida de ontem na praça "José Varela Crujo" foi já um dos importantes marcos deste início de temporada, consagrando a veterania de Bastinhas e consolidando a glória de Moura Caetano, revelando uma nova estrela de Espanha, Manzanares, para animar a competição em arenas portuguesas. Foi bom.
Não percam, hoje, aqui no "Farpas Blogue", a reportagem fotográfica de Emílio de Jesus (foto da direita).

Fotos M. Alvarenga e Hugo Teixeira/diariotaurino.blogspot.com