![]() |
Pedro Penedo e Gustavo Charrua, os responsáveis pela famosa ganadaria alentejana |
![]() |
O saudoso Mário Freire com José Maria e Gustavo Charrua |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK2d2C4ObdST6PTXgc9D8pYGAgSS6vBmljUlS5YXr2k-n72hsNQAY0d0471YNWNv6h1mY9bcO93v8BcwruhaSMtbtnh-ELlafHneR1vqSjCDfU9WpH9Nw9tW-4-H1NfclQRJBFxdMvKM8/s400/antoni1.jpg)
A famosa ganadaria de António Charrua, que no próximo dia 18 de Julho regressa ao Campo Pequeno, onde não lida desde a reabertura da praça, tem três curros de toiros para a presente temporada.
Durante muitos anos gerida pelo saudoso Mário Freire, a ganadaria foi fundada pelo também já falecido António Charrua e estreou-se em 3 de Maio de 1970 na antiga praça de toiros de Évora. Pasta em São Marcos da Abóboda (Évora) e foi formada com vacas de João Coelho Capaz, procedentes de Visconde das Fontaínhas (Soler e Dr. António Silva). Posteriormente foi introduzido um semental de Conde de la Corte, sendo o efectivo aumentado com vacas de José Pedrosa e Santo Estevão. O encaste actual procede de Soler e Pinto Barreiros.
Gustavo Charrua, neto do histórico ganadeiro António Charrua, é hoje o responsável pela ganadaria, sendo o apoderado Pedro Penedo o seu representante, sucessor de Mário Freire. Além dos toiros que serão lidados no dia 18 de Julho em Lisboa pelos cavaleiros Rui Salvador, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Marcos Bastinhas e pegados por três grupos de forcados (concurso de pegas), a ganadaria Charrua lidará ainda outro curro em Moura, na corrida das festas de Setembro e tem ainda disponível um terceiro que, segundo Penedo, poderá ter por destino a praça de Sobral de Monte Agraço, também nas festas locais em Setembro.
Fotos M. Alvarenga e António Cecílio/Arquivo