Na rede social "Facebook" multiplicam-se as mensagens de apoio e solidariedade para com José Maria Cortes (fotos), cabo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, internado em estado grave, mas estável, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santiago do Cacém, depois de esta madrugada ter sido operado em consequência de uma facada no coração sofrida ontem durante uma rixa que envolveu mais de 60 pessoas, segundo a agência Lusa, no recinto da Feira Pimel, em Alcácer do Sal, onde se acabara de realizar uma garraiada em que tinham participado jovens iniciados daquele famoso grupo de forcados.
"És forte, vais vencer" e "Força Zé Maria, estamos contigo" (foto de cima) são algumas das simbólicas frases postadas nas últimas horas no "Facebook" por amigos e companheiros do valente cabo dos Amadores de Montemor, que ainda na passada quinta-feira foi autor de uma rija e aplaudida pega na arena do Campo Pequeno.
José M. Cortes encontra-se em coma induzido e as próximas 48 horas vão ser decisivas para avaliar e prognosticar a sua recuperação. O cabo dos Amadores de Montemor sofreu duas paragens cardíacas quando era transportado para o hospital, não se sabendo ainda se provocaram lesões cerebrais.
Na rixa, que algumas notícias atestam ter sido entre elementos dos Forcados de Montemor e de outro grupo, e outras dizem ter tido como intervenientes forcados e indivíduos de raça cigana, ficou também ferido um outro elemento do grupo chefiado por Cortes, Francisco Borges, vítima de uma facada numa perna e que já se encontra em sua casa. Há ainda outro indivíduo gravemente ferido e que foi transportado para o Serviço de Neurocirurgia do Hospital de São José, em Lisboa, desconhecendo-se a sua identidade e se também é forcado.
Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga