terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Maestro de Elvas faz balanço da temporada: "O público continua a querer ver o Bastinhas tourear!"

"Em Tauromaquia nunca se pode falar de missão cumprida..."
O par de bandarilhas, imagem de marca de 30 anos de carreira de Joaquim
Bastinhas; nas fotos de baixo, com Miguel e Ana de Alvarenga (à esquerda) e com
sua Mulher, Helena Nabeiro Tenório (à direita)


"Foi uma temporada que me tocou especialmente, não apenas pela forma como correu, mas também pelo carinho que o público me demonstrou. De norte a sul de Portugal vivi momentos inolvidáveis. No plano artístico, tudo correu na perfeição. A quadra em que apostei esteve à altura dos desafios" - palavras do Maestro Joaquim Bastinhas em jeito de balanço no final da temporada em que assinalou os seus 30 anos de alternativa e participou em 41 festejos, entre festivais e corridas de toiros em Portugal e em França.
O cavaleiro planeara tourear apenas 30 espectáculos no ano dos 30 anos de alternativa, mas acabou por ultrapassar esse número.
"Uma coisa é o que idealizamos, outra é a realidade - justifica - e as empresas quiseram contratar-me, o que por um lado demonstra o interesse que mantenho em todos os cartéis que integro, mas acima de tudo significa que o público continua a querer 'ver o Bastinhas tourear'. E repare que é um público pluralista no tocante a idade, inclui pessoas de todas as faixas etárias e isso é muito gratificante para um toureiro. Um artista saber que para além de manter o seu público, continua a conquistar novos adeptos, é muito gratificante".
Bastinhas considera que em tauromaquia nunca existe "a missão cumprida": "No nosso íntimo existirá sempre qualquer detalhe, mesmo sendo um pequeníssimo pormenor, que não se concretizou. Como sempre digo, a perfeição está sempre um passo à frente se quisermos evoluir, tanto nas arenas como na vida".
O toureiro anuncia que "podem existir algumas novidades para 2014", nomeadamente na quadra de cavalos e aproveita a ocasião para "desejar um Bom Natal a todos".

Fotos Hugo Calado/www.toureio.pt e Emílio de Jesus