quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tourada no Porto em 1964... para maiores de 12 anos!




A primeira corrida de toiros realizada em Portugal num recinto coberto, muito antes da cobertura (recente) de praças como as de Lisboa, de Évora, de Elvas e do Redondo, foi a que se realizou em 1964 (14 de Novembro) no Pavilhão dos Desportos da cidade do Porto, a favor do Movimento Nacional Feminino. O próprio programa do espectáculo, que hoje aqui recordamos (mais uma relíquia que oferecemos aos nossos fiéis leitores) destacava que se tratava da "inauguração das corridas de toiros pela primeira vez em Portugal em recinto coberto".
Nos anos 60, realizavam-se muitas corridas de toiros em benefício do Movimento Nacional Feminino, organização do Estado Novo, presidida por Cecília Supico Pinto e que prestava apoio aos militares na Guerra do Ultramar, particularmente em Angola, Moçambique e Guiné, onde mais intensificou a sua actividade. O M.N.F. nasceu em 1961 e terminou em 1974 com a revolução do 25 de Abril.
Nesta corrida na Cidade Invicta actuaram os cavaleiros João Núncio, Manuel Conde, David Ribeiro Telles e José Mestre Batista e pegaram os Forcados Amadores de Lisboa, comandados por Nuno Salvação Barreto.
Curiosamente, o espectáculo taurino estava ao tempo classificado "para maiores de 12 anos", como agora o voltou a ser.

Fotos D.R.