terça-feira, 29 de abril de 2014

Alcochete: estátua do forcado Hélder Antoño recolocada na praça



Roubada e reencontrada dois dias depois, na última semana, a estátua do forcado Hélder Antoño (foto de cima) está neste momento a ser reparada e vai muito em breve ser recolocada no lugar de onde a levaram: diante da fachada principal da praça de toiros de Alcochete, em cuja arena o malogrado forcado perdeu a vida em Março de 1988.
Segundo João Pedro Bolota, antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, a estátua "encontra-se ligeiramente danificada na zona da cabeça e do forcado e está a ser reparada, a fim de ser recolocada no seu lugar".
A estátua em bronze, da autoria do escultor Soares Branco, foi inaugurada em Março de 1993, cinco anos após a trágica colhida mortal de Hélder Antoño, por iniciativa do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Para assinalar a inaiguração, realizou-se uma corrida de toiros em Alcochete nessa tarde, aqui recordada na foto ao lado, onde estão, da esquerda para a direita os forcados José Barrinha Cruz (da fundação do grupo), Vitor Sena, Vitor Marques, João Estêvão Cruz, António Manuel Cardoso "Nené" (ao tempo, cabo do grupo) e Valentim Barrinha Cruz.
A recolocação da estátua deverá ocorrer em Agosto, coincidindo com uma das corridas da tradicional Feira Taurina das Festas do Barrete Verde e das Salinas. Roubada no início da última semana, a estátua foi reencontrada dois dias depois num descampado a cerca de cem metros da praça de toiros.

Fotos D.R.