quinta-feira, 24 de abril de 2014

Gatunos devolvem estátua


João Pedro Bolota, antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, declarou esta manhã ao blog "diário taurino" que "lhe telefonaram por volta das quatro da manhã" a solicitar uma camioneta para transportar a estátua de Hélder Antoño, roubada na madrugada de terça-feira e que se encontrava junto à antiga Fábrica do Orvalho, a poucos metros do local de onde desaparecera, a fachada principal da praça de toiros de Alcochete.
Segundo Bolota, a estátua encontra-se "em bom estado", apenas "um pouco danificada na zona do forcado" que Hélder Antoño segura com a mão direita. Ao que tudo indica, a estátua terá sido "devolvida" por quem a roubou, provavelmente por remorsos...
Da autoria do escultor Soares Branco, a estátua, em bronze, foi inaugurada, por iniciativa dos Forcados Amadores de Alcochete, a 27 de Março de 1993, precisamente cinco anos depois da trágica morte de Antoño na arena daquela praça de toiros.
Depois de reparada, a estátua vai ser recolocada no local onde sempre esteve, diante da praça de toiros, mas não se afasta a possibilidade de a envolver com uma protecção, à semelhança do que sucede com a do rei Eusébio no Estádio da Luz, para evitar novos incidentes.

Foto M. Alvarenga