João Pedro Bolota, antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, declarou esta manhã ao blog "diário taurino" que "lhe telefonaram por volta das quatro da manhã" a solicitar uma camioneta para transportar a estátua de Hélder Antoño, roubada na madrugada de terça-feira e que se encontrava junto à antiga Fábrica do Orvalho, a poucos metros do local de onde desaparecera, a fachada principal da praça de toiros de Alcochete.
Segundo Bolota, a estátua encontra-se "em bom estado", apenas "um pouco danificada na zona do forcado" que Hélder Antoño segura com a mão direita. Ao que tudo indica, a estátua terá sido "devolvida" por quem a roubou, provavelmente por remorsos...
Da autoria do escultor Soares Branco, a estátua, em bronze, foi inaugurada, por iniciativa dos Forcados Amadores de Alcochete, a 27 de Março de 1993, precisamente cinco anos depois da trágica morte de Antoño na arena daquela praça de toiros.
Depois de reparada, a estátua vai ser recolocada no local onde sempre esteve, diante da praça de toiros, mas não se afasta a possibilidade de a envolver com uma protecção, à semelhança do que sucede com a do rei Eusébio no Estádio da Luz, para evitar novos incidentes.
Foto M. Alvarenga