segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Caldas, 15 de Agosto, praça cheia: cumpriu-se (e bem) a tradição!

Enchente nas Caldas na tradicional corrida de 15 de Agosto
Os Forcados das Caldas nas cortesias
Com um Vinhas mais reservado na primeira parte, Rui Salvador esteve enorme
no quarto toiro da tarde!
Moralizado com os triunfos recentes, Filipe Gonçalves galvanizou
o público das Caldas
Público tributou calorosos aplausos a Duarte Pinto, sobretudo no seu segundo
Imponentes toiros da ganadaria Vinhas deram emoção e seriedade à corrida
Tarde emotiva e dura, mas de êxito, para os Forcados das Caldas, que mudaram
de cabo na tradicional corrida de 15 de Agosto
A valente pega de Mário Cardeira, à segunda, ao quarto Vinhas da corrida
Frente aos duros toiros de Vinhas, nem tudo foram rosas para os Forcados das
Caldas da Rainha, mas não houve feridos a registar
A pega de Francisco Rebelo de Andrade, irmão da fadista Carminho, ao quinto toiro
da tarde, executada ao terceiro intento. Na foto de baixo, o momento da passagem
de testemunho de Nuno Vinhais a Francisco Mascarenhas, novo cabo dos Forcados
Amadores das Caldas da Rainha


Fernando José (texto e fotos) - Cumpriu-se (e bem) a tradição na passada sexta-feira nas Caldas da Rainha, onde se realizou a 132ª tradicional corrida de 15 de Agosto, um costume que ocorre desde o ano de 1883. O empresário Paulo Pessoa de Carvalho apostou num cartel com diversos aliciantes - os 30 anos da alternativa de Rui Salvador, a juventude de dois cavaleiros triunfadores, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto, os Forcados das Caldas em solitário no dia da mudança de cabo e ainda um imponente curro de toiros da prestigiada ganadaria Vinhas - e que levou a que o público praticamente preenchesse na totalidade as bancadas da centenária praça de toiros da cidade termal.
A tarde foi indiscutivelmente de triunfo para os três cavaleiros, com três estilos diferentes, todos a confirmarem o muito valor que têm e a receber fortes aplausos da assistência.
Rui Salvador esteve enorme no seu segundo toiro, depois de ter lidado em primeiro lugar um toiro mais reservado e com o qual se empenhou para lhe sacar partido. Filipe Gonçalves, moralizado com os triunfos nos dias anteriores (em Alcochete foi rei!) esteve bem no primeiro, rematando com dois aplaudidos "violinos" e no seu segundo, o quinto, um belíssimo toiro "à medida" do ginete algarvio, teve uma lide empolgante, encerrada com um ferro de "partir corações", fazendo um câmbio perfeito a escassos metros do toiro, levantando o público. Duarte Pinto esteve muito bem nas duas lides, exemplar na cravagem, lidando com alegria e imensa verdade e o público tributou-lhe merecidos aplausos.
Nuno Vinhais, que chefiou o Grupo de Forcados Amadores das Caldas desde 1996, entregou a jaqueta ao novo cabo Francisco Mascarenhas, que executou à primera a primeira pega da corrida. Seguiram-se José Sousa Dias (à primeira), Hugo Soares (à segunda), Mário Cardeira (à segunda), Francisco Rebelo de Andrade (à terceira) e António Cunha (à terceira).
Duros, mas de boa nota, os toiros de Vinhas numa corrida muito bem dirigida por Francisco Calado (também ex-cabo dos Amadores das Caldas), assessorado pela médica veterinária Drª Francisca Silva, numa tarde em que as mulheres tiveram maioria no balcão da presidência da corrida, já que como cornetim actuou Ana Narciso, Mulher do também conhecido cornetim Nuno Narciso.