domingo, 10 de agosto de 2014

João Maria Branco na Arábia Saudita


João Maria Branco viajará esta próxima semana para a Arábia Saudita na companhia de seu Pai, João Branco (que ali desenvolve negócios há já alguns anos) e do seu moço de espadas e colaborador das empresas familiares Damásio Grades. Uma viagem que não estava prevista, pelo menos para o jovem cavaleiro de Estremoz, mas que servirá para "mudar de ares, descansar a cabeça e, sobretudo, pensar no futuro", depois de ontem à noite ter anunciado a inesperada decisão de suspender a temporada e terminar com a relação de apoderamento que o unia a Rui Bento. Comunicou a decisão a Bento durante um almoço-surpresa no Carregado, onde o antigo matador de toiros reside e onde João Maria esteve acompanhado por seu Pai. Rui Bento não queria acreditar. Ao início da noite, contactado pelo "Farpas", declarou que "respeita" a decisão do toureiro, "mas não a entende".
Hugo Teixeira avançou ao final da noite no seu blog "diário taurino", depois de uma longa conversa telefónica com o próprio João Maria, que o jovem cavaleiro "não terá aguentado a pressão" de "estar com poucas corridas" no mês de Agosto depois do triunfo fortíssimo que obteve há oito dias na Figueira da Foz. Branco terá mesmo confessado que se sentia "desmotivado e desmoralizado" por "não obter retorno" do seu esforço, do seu trabalho diário e que "preferia fazer uma paragem", garantindo que "não há nada por detrás desta decisão", isto é, nenhum novo apoderado ou um novo projecto "em carteira".
O toureiro passou o dia de hoje a montar os seus cavalos e o "Farpas" sabe que terá mesmo confidenciado a amigos mais íntimos que a decisão tomada ontem não é, de forma alguma, "uma retirada definitiva" da profissão. João Maria Branco regressará, segundo uma fonte próxima, "quanto as coisas estiveram definidas e devidamente planeadas para assegurar uma continuidade". Branco terá mesmo dito que "neste momento, não vendia nenhum dos meus cavalos por dinheiro nenhum, quero voltar e vou voltar".
Ontem à noite, as reacções à decisão do cavaleiro não se fizeram esperar. Nas redes sociais, houve muitas mensagens de apoio e de alento ao toureiro. E também não faltaram, como era de prever, as ondas de boatos, havendo mesmo quem espalhasse que o pai do cavaleiro "estava fugido do país", que "o dinheiro acabara" e outras coisas do género...
João Branco (pai) chegara de madrugada de Istambul quando foi surpreendido pela decisão do filho em suspender a temporada. Ainda o terá tentado demover, mas João Maria quis mesmo ir em frente: quis ir ao Carregado comunicar as suas intenções a Rui Bento e não quis voltar atrás.

Foto D.R.