segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Nené" anuncia "corte de coleta"

"Nené" ontem ao jantar no "Molhóbico", em Évora, depois da última corrida do ano
e também da sua última corrida como empresário, com Carlos Ferreira, Miguel e Ana
de Alvarenga, Hugo Branquinho, Filipe Gonçalves e Margarida Oliveira e Sousa


O empresário António Manuel Cardoso "Nené" surpreendeu ontem tudo e todos quando, durante um jantar no afamado restaurante "Molhóbico", em Évora, anunciou que "cortava a coleta" e abandonava a actvidade empresarial taurina, onde se destacou ao longo de mais de trinta anos.
"Estou cansado, a Festa já não tem nada a ver com o que era, os empresários hoje perdem dinheiro em quase todos os espectáculos e no campo artístico já não há toureiros que levem público às praças. Vou-me retirar" - justificou o veterano empresário que durante mais de vinte anos esteve associado a Rogério Amaro e nos últimos tempos a António Manuel Barata Gomes e Albino Caçoete, dos quais se separou no ano transacto, mantendo-se a solo na gestão das praças de Alcochete (onde é empresário há 34 anos, só não o tendo sido durante dois em que a praça foi adjudicada a Humberto Pardal), Évora e Portalegre com a sua empresa "Toiros & Tauromaquia".
Para "Nené", antiga glória dos Forcados Amadores de Alcochete, de que foi cabo, a decisão é "irreversível" e garante que "não volta atrás". O antigo forcado anunciou também que vai abandonar em simultâneo a actividade de apoderado. Geria desde há dois anos a carreira do jovem cavaleiro Mateus Prieto, depois de ao longo das últimas três décadas ter estado ligado a cavaleiros como o saudoso Mestre Batista, João Ribeiro Telles, João Salgueiro, João Maria Branco e o matador Vitor Mendes, entre muitos outros.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus