quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Campo Pequeno: Miguel Alvarenga analisa os primeiros 8 super-cartéis da temporada

Rui Bento, Drª Paula Resende e Dr. Paulo Pereira na mesa, ontem, no acto de
apresentação dos primeiros cartéis do Abono/2015 do Campo Pequeno
Miguel Alvarenga atento, ontem, ao anúncio oficial dos primeiros 8 cartéis da
"temporada fantástica" do Campo Pequeno. A análise aqui fica
Importante, sem dúvida, o regresso de uma primeira figura mundial do toureio a pé
ao Campo Pequeno, neste caso "El Juli", que actuará "mano-a-mano" com Diego
Ventura a 18 de Junho - mas, verdade seja dita e apesar dos sites espanhóis darem
o maior destaque a este cartel, a temporada lisboeta tem muitos outros elencos
super-atractivos, como sejam, por exemplo, as (para já) duas presenças de Pablo
Hermoso de Mendoza (pode vir uma terceira vez em Setembro) em cartéis
altamente chamativos e a fazer prever lotações esgotadas. Pablo Hermoso (foto
de baixo) volta a competir com o Maestro Moura e defronta-se em Lisboa com
três joven vedetas do toureio actual: Marcos Bastinhas (a 4 de Junho), Moura Jr.
e João Telles (a 23 de Julho)


Miguel Alvarenga - Embora os sites espanhóis estejam a dar como maior destaque o "mano-a-mano" de Diego Ventura com "El Juli" (18 de Junho), a verdade é que a primeira parte da temporada do Campo Pequeno, ontem anunciada, reúne muitos mais elencos super-atractivos e bem significativos do esforço e do empenho que a Administração da primeira praça do país desenvolveu para "dar à luz" mais uma temporada verdadeira sensacional, como muito bem referiu ontem a Drª Paula Resende e depois sublinhou Rui Bento quando os anunciou um a um.
Cabe destacar, por exemplo, a importantíssima presença - e o gesto - de Pablo Hermoso de Mendoza, o grande ídolo da aficíon lisboeta, em duas das mais competitivas corridas: a 4 de Junho, de novo ao lado do Maestro Moura (não actuavam juntos em Lisboa desde 2007) e em competição, também, com Marcos Bastinhas, um dos mais valorosos toureiros da nova vaga; e a 23 de Julho, na corrida dos 100 anos dos Forcados de Santarém, pela primeira vez a abrir praça e a aceitar a competição com dois jovens "leõzinhos" do toureio equestre nacional, João Moura Júnior e João Ribeiro Telles. Cabe aqui informar que a segunda data de Pablo Hermoso em Lisboa era a de 3 de Setembro (que Rui Bento e a Administração do C. Pequeno mantêm em aberto para uma hipotética terceira presença de Hermoso no temporada lisboeta), mas que o rejoneador acedeu a vir em Julho participar na comemoração do centenário dos Forcados Amadores de Santarém.
Posto isto e sem que primeiro não abdique de aqui aplaudir mais esta temporada enorme que Rui Bento e a Adminstração do C. Pequeno montaram e se orgulharam de ontem apresentar, passo a analisar, um a um, os primeiros oito elencos, se bem que, valha a verdade, poucos comentários haja a fazer a tão "monstruosos" cartéis, qualquer um deles digno das primeiras praças do mundo. Sublinho que seguramente não veremos noutros cenários cartéis tão bons e tão atractivos como estes oito primeiros da temporada do Campo Pequeno que ontem nos foram oficialmente apresentados.

9 de Abril - Inauguração da Temporada. 6 toiros de Pinto Barreiros para Rui Fernandes, Diego Ventura e João Moura Júnior. Forcados de Lisboa e Alcochete - Um elenco fantástico para abrir a temporada e certamente para esgotar o Campo Pequeno. O regresso da ganadaria-mãe, Pinto Barreiros, com o atractivo de Ventura a competir com os dois cavaleiros que mais se destacaram no último ano na arena de Lisboa, Rui Fernandes e João Moura Júnior, acompanhados por dois grandes grupos de forcados, os anfitriões de Lisboa e os consagrados de Alcochete. Previsão de uma abertura em grande.

14 de Maio - Corrida "Vidas/Correio da Manhã", comemorativa do 9º aniversário da reinauguração do Campo Pequeno. 6 toiros de Murteira Grave para António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles. Forcados de Vila Franca e Coruche - Outro cartel que, tal como aconteceu nas duas vezes anteriores em que a Dinastia Ribeiro Telles se apresentou em Lisboa, promete também uma lotação esgotada. O público português é sentimentalista (altamente) e adora este tipo de corridas familiares, mais a mais tratando-se de uma das mais ilustres Dinastias de toureiros nacionais. Uma desilusão, apenas: a ausência de João Palha Ribeiro Telles, cuja presença quase se deu como certa e que, afinal, não toureia no ano em que comemora os seus 35 anos de alternativa. Oxalá se anime e ainda venha ao Campo Pequeno actuar na segunda metade do Abono, quem sabe se numa corrida com o também retirado Paulo Caetano, que também cumpre 35 anos de alternativa em 2015. A presença da prestigiada ganadaria de Murteira Grave é um acréscimo louvável para o interesse desta corrida, em que participam dois grupos de forcados - Vila Franca e Coruche - que desde sempre estiveram ligados à Família Ribeiro Telles e são, também, dois dos melhores agrupamentos do país.

4 de Junho - Corrida "Flash". 6 toiros de Varela Crujo para João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e Marcos Tenório Bastinhas. Forcados do Aposento da Moita e de Portalegre - Mais um elenco "monstro" com a particularidade de trazer de novo ao Campo Pequeno a competição entre dois ídolos sagrados, o Maestro Moura e Pablo Hermoso, que aqui não toureavam juntos desde 2007. O cartel está superiormente rematado com a presença de Marcos Bastinhas, um dos grandes cavaleiros da nova vaga e que pela primeira vez tem "um aperto" a sério na primeira arena de Portugal, competindo com duas das maiores Figuras dos últimos anos. Dois bons grupos de forcados também - Aposento da Moita e Portalegre - e uma ganadaria que é sucesso de êxito, a de Varela Crujo.

18 de Junho - 6 toiros a designar (de uma ganadaria para cavalo e de outra para pé) para Diego Ventura e Julián López "El Juli", "mano-a-mano". Forcados de Montemor - Um cartel que dispensa quaisquer comentários e que é digno de Madrid ou Sevilha ou de qualquer outra grande praça mundial. Não existe competição, porque só integra um cavaleiro e um matador, mas é uma fórmula que teve em tempos enorme sucesso no Campo Pequeno, recordo o "mano-a-mano" João Moura-Paco Ojeda, montado pelo saudoso Manuel Gonçalves, os "mano-a-mano" Paulo Caetano-José Tomás e João Salgueiro-"El Juli", entre outros, que também foram praça cheia em Lisboa. É um cartel diferente, um cartel para aficionados, esperemos que seja também atractivo para o grande público. Representa, acima de tudo, uma vontade imensa da empresa em agradar e em apresentar elencos dignos de qualquer primeira praça do mundo. E há que sublinhar que é importante Lisboa apresentar de novo uma das grandes figuras do toureio mundial, "El Juli", como era norma no passado, não precisando de frisar que a presença de Ventura é sempre "um caso" em qualquer praça e que assume aqui particular significado no Campo Pequeno. Um grande grupo de forcados, os Amadores de Montemor, para pegar os três toiros de cavalo, outro atractivo importante.

2 de Julho - 51ª Corrida TV. 6 toiros de Fernandes de Castro para Luis Rouxinol, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, João Moura Caetano e Francisco Palha. Forcados do Montijo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e do Aposento da Chamusca - Embora altamente criticada (vá lá entender-se com que intuitos e por quê...) quando o saudoso empresário Manuel Gonçalves a implantou nas "suas" corridas TV e da Rádio Renascença, há que reconhecer que hoje a fórmula de cartel com seis cavaleiros está de novo na moda e é das mais apreciadas pelo público, que assim tem a possibilidade de ver seis estilos distintos num elenco variado. Para os toureiros, terá sempre a desvantagem de só se poderem exibir num toiro, mas pode-se virar o problema do avesso e afirmar que os obriga a uma maior entrega para mostrarem o que valem numa só lide. Tem vantagens para uns e desvantagens para outros, mas não deixa de ser uma fórmula atractiva e, sobretudo em termos televisivos, chateia menos e de uma forma geral, resulta e proporciona um belo serão a quem vê em casa. O cartel desta 51ª Corrida TV é diversificado e está muitíssimo bem elaborado, o que em termos taurinos se costuma designar por bem rematado. Rouxinol e Sónia são duas figuras consagradas e carismáticas; Gilberto Filipe e Filipe Gonçalves são dois cavaleiros com provas dadas e que subiram muitos degraus na última temporada, justificando-se em pleno a sua inclusão nesta sempre mediática corrida; João Moura Caetano merecia voltar ao Campo Pequeno e por certo não deixará de aproveitar ao máximo esta oportunidade para justificar uma segunda inclusão, com dois toiros, na segunda parte da temporada; e Francisco Palha merece também voltar a Lisboa, depois de no ano passado ter tido uma prestação que deixou muito a desejar, louvando-se o facto de a empresa voltar a acreditar nele e lhe proporcionar estar nesta corrida para "se limpar" e provar que, como todos sabemos, é um valor reconhecido pela afición. Justificada também a presença dos três grupos de forcados - os do Montijo assinalaram 50 anos na temporada anterior e não vieram comemorá-los ao Campo Pequeno; os do Aposento do Barrete Verde comemoram este ano o seu 50º aniversário; e os do Aposento da Chamusca têm um historial de sucesso nas suas presenças em anteriores corridas televisionadas, além de que se trata de um grupo com valor para estar num cartel destes. Por fim, a garantia de uma "noite dura" com a presença dos toiros da ganadaria Fernandes de Castro, que foi grande triunfadora noutras praças em 2014 e que assegura, à partida, uma jornada de verdade e emoção na primeira arena do país.

9 de Julho - Corrida "Correio da Manhã" de Homenagem Nacional a José Mestre Batista. 8 toiros de Engº Luis Rocha (4 para a lide a cavalo) e Falé Filipe (4 para a lide a pé) para Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, Forcados do Ribatejo e Monsaraz, e os matadores Juan Bautista e Juan del Álamo - Um cartel "enorme", de oito toiros, à antiga, que se justifica em pleno pelo facto de Mestre Batista (justa e merecida homenagem, quando se assinala o 30º aniversário da sua morte), no seu tempo, ter triunfado inúmeras vezes nesta praça em corrida mistas em que se lidavam oito toiros. O elenco é apropriado e digno da figura que se vai homenagear: Joaquim Bastinhas (grande triunfador da última temporada) e Rui Salvador foram os mais emblemáticos cavaleiros a quem Mestre Batista concedeu a alternativa; o matador francês Juan Bautista, uma das grandes figuras da actualidade, é filho do empresário e antigo cavaleiro francês Luc Jalabert, a quem Mestre Batista também concedeu a alternativa no Campo Pequeno; Juan del Álamo é a nova vedeta do toureio espanhol e vem fazer a sua apresentação como matador, rodeada de justificada expectativa, depois de já ter toureado em Lisboa como novilheiro. Pegam os forcados do Ribatejo e de Monsaraz (sendo Batista natural de São Marcos do Campo, mesmo ali ao lado), procurando-se desta forma que o Ribatejo e o Alentejo marcassem presença na noite em que se vai lembrar um "figurão" que marcou uma época e que tantas vezes triunfou nas praças destas duas regiões aficionadas. Sucesso assegurado, também, com as presenças das ganadarias do Engº Luis Rocha (para as lides a cavalo) e de Falé Filipe (para as lides a pé). Uma noite certamente marcante e que merece também lotação esgotada - para além do grande cartel e da nostalgia se lembrarmos as célebres corridas de oito toiros em Lisboa, está, acima de tudo, a oportunidade que todos vamos ter de prestar tributo a um Toureiro cuja carreira esteve intimamente ligada à praça do Campo Pequeno, palco dos seus grandes triunfos e da sua sólida "revolução".

16 de Julho - Concurso de Pegas. 6 toiros de Canas Vigouroux para Duarte Pinto, Miguel Moura e uma Figura Surpresa. Forcados de Cascais, Monforte e Beja - Um acontecimento que já se tornou tradição no Campo Pequeno, o Concurso de Pegas, e que é sempre uma noite de exaltação ao Forcado Amador. Três grupos - Cascais, Monforte (15º aniversário) e Beja (vencedor do concurso em 2014) que, não sendo dos considerados da "primeira linha", são grupos valorosos e com provas dadas, merecendo inteiramente esta presença na disputa do troféu para a melhor pega. O regresso de Duarte Pinto para lidar dois toiros justifica-se pela carreira ascendente que vem protagonizando e o regresso de Miguel Moura, depois do triunfo na última corrida do ano passado e da sua afirmação em Espanha é, também, mais que justificado. Aguarde-se pela Figura Surpresa - que, segundo Rui Bento, pode ser um dos cavaleiros que mais se destaque nas corridas anteriores - com a certeza de que esta vai ser uma grande noite de toiros de verdade, dada a presença da ganadaria Canas Vigouroux.

23 de Julho - Corrida comemorativa do centenário do Grupo de Forcados Amadores de Santarém. 6 toiros de David Ribeiro Telles para Pablo Hermoso de Mendoza, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles. Forcados de Santarém - Um elenco "acima da média" e, de alguma forma, inesperado, já que Pablo Hermoso se submete a abrir praça (sem um cavaleiro mais velho pela frente) e a competir com as duas maiores certezas da nova vaga de cavaleiros, os jovens Moura e Telles. Um gesto de Hermoso, a prometer outra lotação esgotada (Rui Bento apostou que este ano esgotaria seis vezes o Campo Pequeno e, a atestar pelos "bombásticos" cartéis ontem apresentados, acredito que ganhe e que até possa superar a sua previsão!). Uma boa ganadaria, a de Mestre David Ribeiro Telles e uma efeméride única, a comemoração dos 100 anos da fundação do glorioso Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Em suma, melhor era mesmo impossível.

Fotos D.R., Campo Pequeno, Maria João Mil-Homens e Juan Andrés H. Mendoza