quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Por que não te calas, Pedrito?...

Triste e confrangedora intervenção do matador Pedrito de Portugal (que não estava
ali a convite da empresa...) ontem, durante a apresentação dos primeiros cartéis
da temporada do Campo Pequeno...
Valeu a pronta e decisiva intervenção da "Dama de Ferro"
para calar de vez Pedrito de Portugal (na foto de baixo,
com Nuno Braancamp, administrador do pavilhão Meo Arena)


Miguel Alvarenga - Uma triste - para não dizer mesmo ridícula e confrangedora - intervenção do matador de toiros Pedrito de Portugal, antecedida de outra despropositada alocução do conhecido aficionado Nuno Braancamp (foto ao lado), administrador do Pavilhão Atlântico, agora denominado Meo Arena, marcou ontem, pela negativa, a conferência de imprensa em que a empresa do Campo Pequeno fazia a apresentação dos primeiros oito cartéis da fantástica temporada de 2015.
O insólito aconteceu quando se iniciou o período de perguntas e respostas, finda a apresentação da temporada, a cargo da Drª Paula Resende e de Rui Bento.
Pedrito de Portugal e Nuno Braancamp assistiam ao acto nos lugares que estavam reservados aos toureiros contratados para o Abono do Campo Pequeno, devendo frisar-se que o administrador do pavilhão Meo Arena estava ali convidado pela Administração do Campo Pequeno, na sua qualidade de antigo abonado - mas Pedrito, não. O toureiro compareceu como convidado de Nuno Braancamp.
Face ao silêncio dos jornalistas e críticos taurinos presentes, que estavam mais que elucidados e consideraram não haver lugar a mais nenhuma pergunta, Nuno Braancamp pediu a palavra e fez um discurso na sua generalidade completamente "fora de contexto". Primeiro, teceu considerações de nível privado, informando Rui Bento de que nunca fizera parte de nenhum "complot" contra ele, ao contrário do que, afirmou, o próprio Rui Bento teria feito crer. No final, Bento esclareceu que "já cumpriu 50 anos e que essas coisas lhe passam ao largo". Depois, Braancamp teceu algumas críticas (negativas) de índole pessoal aos cartéis apresentados, argumentando que "alguns lhe agradaram" e que "outros são para turista ver". Por fim e apesar de ter afirmado que considerava que "Pedrito estava morto" (?), sublinhou que "quem enche a praça são as vedetas e não os outros" e deu a entender, sem o afirmar, que o Campo Pequeno deveria contratar Pedrito (sentado a seu lado e cabisbaixo enquanto o amigo falou)... Uma cena que fez lembrar aqueles "amigos" que "metem cunhas" para que empreguem os seus amigos... Triste e desconcertante.
Seguidamente e como se isto não tivesse bastado já, o próprio Pedrito surpreendeu tudo e todos levantando-se e pedindo "tempo de antena"... num tempo que, infelizmente, já não é o seu. Lembrou que encheu o Campo Pequeno (foi?...) nas últimas "três tardes" em que ali toureou e disse que "precisava do Campo Pequeno, assim como o Campo Pequeno precisa de mim" (precisa?...), alegando que "se ali não toureava, era porque a Administração o não queria". Com os presentes cada vez mais surpreendidos e atónitos perante tão descabida intervenção, Pedrito de Portugal deixou a mensagem de que "sem ele" a temporada não teria sucesso e prestou-se mesmo a "tentar dar lições de gestão à Administração da praça". No mínimo, rídiculo. Confrangedor. A meter dó.
Valeu a pronta e decisiva intervenção da Drª Paula Resende. A "Dama de Ferro" da Tauromaquia Nacional cortou, diplomática e educadamente, a palavra ao antigo ídolo das arenas, não permitindo que se prolongasse por mais tempo tão desajustado discurso.
Resumindo e concluindo: um e outro perderam uma óptima ocasião para estarem calados, havendo a lamentar o "desespero" de Pedrito e a despropositada alocução de quem, estando à frente de uma casa tão importante e tão emblemática como é o pavilhão Meo Arena, não se deveria imiscuir na gestão de outra importante e não menos emblemática (antes pelo contrário, muito mais!) casa de espectáculos de Lisboa, como é o Campo Pequeno.
Lamente-se a ausência do antigo rei Juan Carlos, que certamente os teria interrompido para questionar: "Por que não te calas?".

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com