quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Campo Pequeno: o que falta anunciar

Maestro Mário Coelho será homenageado em Lisboa
pelos seus 60 anos de toureio
Pablo Hermoso de Mendoza - o ídolo da afición lisboeta toureia no Campo Pequeno
a 4 de Junho e a 23 de Julho e pode ainda vir numa terceira corrida em Setembro
Em 1980, nesta corrida organizada pelo saudoso Manuel Gonçalves, Luc
Jalabert tornou-se o primeiro francês a receber a alternativa de cavaleiro
tauromáquico. Este ano, volta a vestir-se de toureiro para participar no acto
de cortesias, a 9 de Julho, a corrida de Homenagem Nacional ao seu padrinho,
o lendário e imortal José Mestre Batista

Apresentados ontem os primeiros oito cartéis da temporada no Campo Pequeno, ficam por saber apenas cinco, os de 6 e 20 de Agosto, 3 e 24 de Setembro (novilhada de oportunidade aos novos) e 1 de Outubro (corrida de gala à antiga portuguesa para encerramento da época).
Antes de irmos ao assunto, isto é, aos cinco elencos que ficam em aberto para a segunda metade do Abono, algumas novidades que ficaram ontem por dizer a propósito das oito corridas que já são conhecidas: na noite de 9 de Julho, na corrida de oito toiros em que se presta Homenagem Nacional ao saudoso José Mestre Batista e como ontem já anunciou Rui Bento, vai voltar a vestir-se de cavaleiro e a participar no acto das cortesias o francês Luc Jalabert (foto ao lado), que em 4 de Setembro de 1980 recebeu a alternativa no Campo Pequeno, das mãos de Batista (numa corrida organizada pelo saudoso empresário Manuel Gonçalves, ao tempo empresário da primeira praça do país), tornando-se no primeiro cavaleiro francês a alcançar tal proeza. A corrida (cartaz em cima) era de oito toiros de Joaquim Grave e nela participaram ainda os matadores Ruiz Miguel e Vitor Mendes, bem como os forcados de Lisboa. Além de Jalabert (cujo filho, o matador Juan Bautista, actua nessa noite no Campo Pequeno), é muito provável que Mestre Luis Miguel da Veiga, o grande competidor de Mestre Batista durante quinze anos, também participe nas cortesias, como forma de homenagear a memória do saudoso companheiro e amigo. Além disso, a empresa do Campo Pequeno vai convidar alguns dos toureiros que, de uma forma ou de outra, estiveram ligados à carreira de Mestre Batista, entre os quais o espanhol Álvarito Domecq, José Samuel Lupi, Frederico Cunha, Emídio Pinto, Ricardo Chibanga, José Zúquete e o jovem Francisco Zenkl, em representação de seu Pai, o também saudoso Gustavo Zenkl.
No que respeita aos cartéis em aberto, a 6 de Agosto será a Corrida do Emigrante - onde não está afastada a hipótese de nela actuar o Maestro Paulo Caetano, para comemorar os seus 35 anos de alternativa - e a 20 teremos mais uma corrida mista na qual a empresa espera poder fazer a apresentação, como matadores de toiros, de Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura. Caso os dois não tenham ainda recebido em Espanha as respectivas alternativas, o elenco pode contar com dois matadores nacionais.
A 3 de Setembro pode apresentar-se em Lisboa pela terceira vez, nesta temporada, Pablo Hermoso de Mendoza. O rejoneador tinha esta data agendada como a segunda em Lisboa, mas acedeu a participar, além da corrida de 4 de Junho, na de 23 de Julho, comemorativa dos 100 anos dos Forcados de Santarém, ficando desta feita em aberta uma possível terceira apresentação no Campo Pequeno em Setembro. A possibilidade de neste cartel também entrar o colombiano Jacobo Botero é outra das hipóteses em aberto.
Na novilhada de 24 de Setembro, estão praticamente asseguradas as presenças dos jovens diestros da Academia do C. Pequeno, Diogo Peseiro e Sérgio Nunes e também dos cavaleiros praticantes Francisco Parreira e Mara Pimenta (embora ainda sem confirmação oficial da empresa).
Por fim, a corrida de gala à antiga portuguesa de 1 de Outubro, para encerrar o Abono, deverá incluir seis dos mais destacados cavaleiros da temporada.
Rui Bento anunciou também ontem uma homenagem ao matador de toiros Maestro Mário Coelho pelos seus 60 anos de toureio, a qual pode ter lugar na noite de 18 de Junho, na corrida de "mano-a-mano" entre Diego Ventura e "El Juli".

Fotos D.R. e Juan Andrés H. Mendoza