quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Por que não estão no C. Pequeno: Ribeiro, Branco, Salgueiro da Costa e Botero

Carlos Empis (apoderado de Vitor Ribeiro) e Rui Bento: amigos, amigos, negócios
à parte...
Vitor Ribeiro não quis vir à Corrida TV por ser de 6 cavaleiros e recusou depois
um segundo convite para lidar os toiros de Vigouroux em competição com Duarte
Pinto e Miguel Moura, alegando que vendeu o melhor cavalo a Ventura...
João M. Branco: novos apoderados espanhóis exigiram um cachet de mais 20%
em relação ao que cobrou em 2014 para tourear no Campo Pequeno com Duarte
Pinto e Miguel Moura...
Salgueiro da Costa: apoderado alegou que "não está ainda preparado" para
a alternativa, nem para ir ao Campo Pequeno; nas fotos de baixo, Jacobo Botero
(à esquerda) e Rui Bento (à direita), ontem na apresentação dos primeiros elencos



Não se pode agradar a gregos e troianos e é impossível "meter o Rossio na Rua da Betesga", isto é, incluir todos os toureiros nos primeiros oito cartéis de uma temporada que é composta por treze, sendo um deles o da novilhada.
Apesar de algumas notadas ausências, sobretudo de
dois cavaleiros que mereciam uma oportunidade em Lisboa - casos de Francisco Maldonado Cortes e de Paulo Jorge Santos - Rui Bento (foto da direita) referiu detalhadamente, ontem, durante a apresentação da primeira metade do Abono/2015, os nomes de Vitor Ribeiro, João Maria Branco, Jacobo Botero (foto da esquerda) e do praticante João Salgueiro da Costa como quatro dos toureiros que a empresa contactou para estarem nestes primeiros cartéis e que, "por uma razão ou outra", disse sem especificar, não estarão.
Investigámos e descobrimos os porquês dessas quatro notadas ausências - que passamos a esclarecer.
Rui Bento começou por contactar Carlos Empis, apoderado de Vitor Ribeiro, no intuito de o contratar para a Corrida TV, mas o representante do cavaleiro recusou, por se tratar de um elenco de seis cavaleiros e de só lidar um toiro. Numa segunda fase, a empresa voltou a auscultar o toureiro para que viesse a Lisboa na corrida de Canas Vigouroux (16 de Julho) com Duarte Pinto e Miguel Moura, mas Vitor Ribeiro terá declinado esse segundo convite, alegando "ter vendido a Diego Ventura um dos seus melhores cavalos", o que pode querer significar que não se sente a 100 por cento para vir ao Campo Pequeno em semelhante desafio.
Quanto a João Maria Branco, o "Farpas" sabe que Rui Bento esteve reunido no seu escritório do Campo Pequeno com os seus sucessores, os novos apoderados do toureiro, os espanhóis Ignacio Rios e Pepe Cotán, a quem deu conta de que não contaria, à partida, com Branco para a primeira metade da temporada, não por eventuais "questiúnculas pessoais", mas pela simples razão de que o toureiro não terminara a última temporada "em alta", tendo apenas actuado numa portátil (Vila Boim) e num festival (Beja), deixando contudo em aberto uma possível negociação, "conforme andasse ao longo da temporada", para a segunda parte do Abono.
Entretanto e depois da "nega" de Vitor Ribeiro, Rui Bento voltou a falar com os novos apoderados espanhóis de João Maria Branco e sondou-os para a inclusão do cavaleiro de Estremoz na já referida corrida de Julho com Duarte Pinto e Miguel Moura. A razão da ausência de Branco neste competitivo cartel ficou a dever-se ao facto (confirmado por Rui Bento ao "Farpas") de os apoderados terem exigido um cachet de mais 20% em relação aos honorários que João Maria cobrou na temporada passada. Dificilmente João M. Branco estará na segunda metade da temporada lisboeta, mas como Rui Bento ontem ironizou, lembrando a "máxima" de Canorea, o saudoso empresário de Sevilha"a praça não vai sair daqui e eles também não vão certamente deixar de tourear" - dando assim a entender que se estes quatro cavaleiros não actuarem este ano em Lisboa, em próximas temporadas o farão...
Quanto ao colombiano Jacobo Botero, a (não) negociação foi simples e pacífica: Rui Bento esteve reunido com um dos novos apoderados do toureiro, o português José Alexandre e este solicitou a inclusão do rejoneador num dos cartéis fortes do Abono; Bento informou o antigo bandarilheiro de que os primeiros cartéis fortes já estavam todos fechados e a apresentação de Botero este ano no Campo Pequeno ficou "congelada" até à segunda metade da temporada, onde é muito provável que venha a integrar um "grande elenco".
Por fim e no que ao praticante João Salgueiro da Costa diz respeito, o seu novo apoderado, o cavaleiro Vasco Taborda, foi um dos primeiros a ser contactados pelo director de Actividades Tauromáquicas da empresa do Campo Pequeno. Rui Bento sondou-o, inclusivamente, para a possibilidade de, finalmente, tomar a alternativa em Lisboa. Taborda terá alegado que o jovem cavaleiro "não se encontra ainda preparado" para tal passo e nem sequer para se apresentar, para já, numa praça com a responsabilidade que acarreta a do Campo Pequeno. Não chegou a ser abordada a questão monetária que fora, nos últimos dois anos, a razão das ausências de Salgueiro da Costa no Campo Pequeno.

Fotos Fernando José e Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com