segunda-feira, 23 de março de 2015

Pouco público e muito frio ontem em Santarém

O festival iniciou-se com um minuto de silêncio em memória do cavaleiro
Francisco Seabra e do bandarilheiro Manuel Barahona
Joaquim Bastinhas voltou a reafirmar que vem disposto a lutar de novo pelo trono
da temporada, depois de ter sido o absoluto triunfador da anterior
Luis Rouxinol manteve o seu nível, apesar de ter tido pela frente um pequeno e
pouco colaborante toiro
A verdade e a emoção do toureio de Marcos Bastinhas
reafirmada ontem diante do "mais toiro" dos toiros
que sairam em Santarém e que pertencia à ganadaria
Branco Núncio
Tiago Carreiras, que há uns anos foi grande promessa, é agora apoderado por
João Pedro Bolota e Possidónio Matias e luta por recuperar o lugar perdido
Ana Rita substituiu Sónia Matias e fez alarde do bem que lhe tem feito a rodagem
em arenas de Espanha nos últimos anos. Merece entrar em cartéis fortes!
Raça e valor na lide de Luis Rouxinol Júnior
Mara Pimenta num momento da sua actuação
Forcados de Santarém (foto de cima) e Vila Franca (foto de baixo) foram ontem
os autores das pegas no festival de Santarém

Pouco público na enorme Monumental de Santarém, muito frio e pouca história no festival taurino que ontem se realizou a favor da Casa do Rapaz. Esta data teve o seu fulgor na praça "Celestino Graça" quando Moita Flores tentou recolocar as coisas no seu sítio, numa altura em que se falava na sua demolição. Depois, voltou a perder a força que esses tempos justificaram e hoje em dia é um festejo que teima em não entrar na tradição no calendário taurino nacional. O público não comparece (como ontem não compareceu), o tempo ainda não é convidativo e por mais que o empresário (Bolota) se esforce na montagem de um bom elenco (como ontem era o caso), a verdade é que fica sempre um imenso e desolador cimento à vista nas bancadas...
Lidaram-se toiros das ganadarias de Herdeiros de António Silva, de Branco Núncio (o melhor e mais toiro da tarde, que coube a Marcos Bastinhas), de Silva Herculano e de Lopes Branco. Do que rezam as crónicas e das informações que nos chegaram, foi uma tarde fria e com pouco conteúdo, havendo a destacar pormenores, mas que deixou pouca história.
Joaquim Bastinhas foi a alegria e a verdade de sempre, reafirmando as ganas com que, já há uma semana em Nisa, mostrou vir disposto a confirmar este ano todos os êxitos que o fizeram triunfador na anterior; Luis Rouxinol lidou um toiro complicadote, mas superou as dificuldades e esteve ao seu nível; Marcos Bastinhas esteve bem nos compridos e iniciou a série de curtos com um "quiebro" fabuloso, não tendo sorte quando executou o segundo, sofrendo aparatoso "encontrão", felizmente sem consequências, terminando depois a sua actuação em plano superior; Tiago Carreiras rubricou uma lide regular; Ana Rita substituiu Sónia Matias e aproveitou a oportunidade para deixar bem claro que merece mais presenças em cartéis importantes, evidenciando o bem que lhe tem feito a grande rodagem dos últimos anos em arenas de Espanha; Luis Rouxinol Júnior deixou constância do valor que lhe reconhecemos; e Mara Pimenta iniciou a temporada com altos e baixos, mas sem por isso deixar de apontar muita raça e enorme querer.
Pegaram os Forcados de Santarém, que iniciaram as comemorações dos seus 100 anos de existência e receberam o brinde de alguns cavaleiros, sendo as pegas executadas por João Bravo, David Inácio, António Goes e Luis Sepúlveda; e os Forcados de Vila Franca, de que foram "caras" Francisco Faria, Gonçalo Filipe e Nuno Vasssalo.
Na direcção de corrida esteve Lourenço Luzio com a compacência e a aficion costumeiras.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com