segunda-feira, 13 de abril de 2015

As grandes expectativas dos intervenientes para a corrida de 1 de Maio em Montemor

Rui Bento (representando Moura Jr.), Salgueiro da Costa, João Telles, o ganadeiro
António da Veiga Teixeira, Diogo Sepúlveda e António Vacas de Carvalho e dois
dos jovens organizadores da corrida, João Cabral e Frederico Caldeira: estão
todos animadíssimos para a grande corrida que dia 1 de Maio vai encher Montemor!
Demonstração de pegas, pelos grupos de Santarém e Montemor, este sábado
na Herdade do Pedrogão

Sábado, na Herdade do Pedrogão, o santuário da prestigiada ganadaria Veiga Teixeira, ouvimos os prognósticos e conhecemos as expectativas de todos os intervenientes - ganadeiro, cavaleiros e cabos dos dois grupos de forcados - que no próximo dia 1 de Maio vão intervir na grande corrida de toiros em Montemor-o-Novo, uma data louvavelmente recuperada por quatro jovens e empreendedores forcados montemorenses que se vão estrear como "empresários", com o apoio de Simão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho, da empresa "Montemor é Praça Cheia". São eles, como se sabe, João Braga, João Caldeira, João Cabral e Frederico Caldeira.
Foi João Caldeira quem no sábado fez, em breves palavras, a apresentação do magnífico cartel - composto pelos cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa e pelos forcados de Santarém e Montemor em disputa do troféu "Barra d'Ouro", que enfrentarão toiros de Veiga Teixeira (fotos ao lado), uma ganadaria dura e que dispensa apresentações, uma ganadaria de Verdade.
O ganadeiro António Francisco da Veiga Teixeira congratulou-se pelo "acto de coragem" de cavaleiros e forcados ao aceitarem fazer frente aos seus toiros "que costumam causar verdadeiros pesadelos aos toureiros".
Rui Bento, que representava João Moura Jr. (ausente devido a um problema de saúde, uma arreliadora gastroenterite contraída no dia seguinte ao seu triunfo em Lisboa), referiu, com alguma ironia, que esperava "não terem sido os toiros de Veiga Teixeira que provocaram este problema de saúde ao João, que vai estar em Montemor, acredito, com as ganas e a vontade de ser o melhor, mais a mais depois de me ter soado que o triunfador desta corrida actuará depois na Feira de Setembro em Montemor".
Para João Ribeiro Telles, este é "um grande desafio, com uma ganadaria dura, em princípio de temporada", acreditando que a corrida "vai ser um sucesso".
João Salgueiro da Costa afinou pelo mesmo diapasão de João Telles, preconizando que "estão reunidas todas as condições para que seja uma grande corrida. O João Moura e o 'Ginja' (João Telles) já têm rivalizado e foram uma parelha importante, mas eu também tenho uma palavra a dizer e não lhes darei tréguas em Montemor".
Diogo Sepúlveda, cabo dos centenários Forcados de Santarém, também se congratulou com "mais esta competição" com o grupo historicamente rival, enquanto que António Vacas de Carvalho, cabo dos Amadores de Montemor, fez questão de aplaudir esta "nova empresa", esperando que "venham a organizar mais corridas", vaticinando uma "grande tarde de toiros" com a competição que os dois grupos de forcados vão ter na arena de Montemor, em disputa do troféu "Barra d'Ouro".

Fotos Emílio de Jesus e D.R.