domingo, 26 de abril de 2015

Crítica unânime: Moura triunfou e foi escandalosamente roubado em Sevilha!



João Moura Júnior (foto de cima) foi esta manhã unânimemente considerado pelos principais sites espanhóis como autor dos melhores momentos que se viram na corrida matinal de rejoneio em Sevilha, cujo público brindou o presidente com uma bronca monumental por lhe ter recusado "a merecida orelha", conforme sublinha a cronista Irene Martín Moya no site "mundotoro.com", onde destaca que o cavaleiro português "fez o melhor numa manhã marcada pela água" (chuva).
Também Víctor García-Rayo, no site "aplausos.es", faz rasgado elogio à lide de Moura Júnior, enaltacendo os ferros que "cravou ao estribo" e frisando que "acertou com o rojão de morte", relatando depois: "pediram a orelha, que o palco injustamente não concedeu. Volta ao ruedo e bronca à presidência".
Rui Bento, apoderado de João Moura Jr., que assistiu esta manhã à corrida, disse há momentos ao "Farpas" que "foi uma actuação enorme e pese embora a injustiça de não lhe terem concedido a orelha, o importante é que o João marcou uma vez a diferença e estamos no caminho certo. No hotel, em conversa dom D. Ángel Peralta, este manifestou-me que nunca o vira tão centrado, tão moralizado e a tourear tão bem, terá sido a sua melhor lide em Sevilha".
Depois de Sevilha e antes de Madrid (30 de Maio), João Moura Júnior toureia na próxima sexta-feira, 1 de Maio (feriado nacional) em Montemor-o-Novo, frente a sérios toiros de Veiga Teixeira e em competição com João R. Telles e João Salgueiro da Costa - uma corrida que está a gerar enorme e justificada expectativa.
Em Sevilha, esta manhã, Fermín Bohórquez (que se despedia do público da Real Maestranza na temporada em que vai dizer adeus às arenas) cortou a única orelha (foto ao lado). Leonardo Hernández e Manuel Manzanares foram ovacionados e Luis Valdenebro e a francesa Lea Vicens deram volta ao ruedo.
A corrida matinal de rejoneio ficou marcada pela emotiva despedida de Bohórquez e pela triunfal actuação de João Moura Jr., que toureou debaixo de chuva e com o piso da arena em muito mau estado e depois acabou por ser indecentemente roubado pela presidência - que lhe negou a mais que merecida orelha a que tinha direito.

Fotos González Arjona/aplausos.es