A Federação Portuguesa de Tauromaquia-Prótoiro insurge-se em comunicado contra aquilo a que denomina "as mentiras" dos humoristas Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira (foto de cima) num video de uma campanha da associação "Animal", filmado nos estúdios da Rádio Comercial. Eis o comunicado:
Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira
surgiram num vídeo numa campanha da associação "Animal" fazendo
afirmações demagógicas que promovem falsidades e preconceitos contra a cultura
taurina e os milhões de aficionados portugueses.
A primeira mentira tem que ver com o
facto de que os "supostos" apoios milionários à tauromaquia não
passarem de uma completa invenção. O próprio Ministério da Agricultura
respondeu ao Bloco de Esquerda (BE), no Parlamento português, afirmando categoricamente
que "não existe qualquer apoio que seja atribuído aos toiros de
lide", tal como o IAFP, organismo responsável pela atribuição de apoios à
agricultura e pescas, invocado pelos antitaurinos como fonte dos "supostos
apoios" à tauromaquia, confirmou não existir qualquer programa de apoio à
tauromaquia. Nem poderia existir, uma vez que o Ministério da Agricultura não
tutela o sector da tauromaquia.
A Tauromaquia movimenta milhões de
portugueses anualmente e é tutelada pela Secretaria da Cultura e, ao contrário
do teatro, da música ou do cinema, não recebe um cêntimo do Estado central. É a
actividade cultural que mais retorno dá às autarquias e a única que se
auto-sustenta. Além disso, esta é uma actividade cultural que cria riqueza,
emprego e lucro para o estado, através dos impostos diretos e indiretos que
gera.
Segunda mentira põe em causa a presença
e assistência de menores em touradas: na verdade, toda a presença de menores na
prática do toureio é feita dentro dos preceitos da lei. Além do mais, as touradas
são parte integrante do património da cultura portuguesa, sendo assim
consideradas também pelo Estado português. Logo, cabe ao estado a obrigação
constitucional de promover o acesso de todos os cidadãos à cultura, tal como
não pode deixar de suceder com as corridas de toiros. Razão pela qual os
menores têm todo o direito de aceder à cultura taurina, cabendo ao pais a
decisão de que espectáculos culturais frequentam os seus filhos.
O vídeo desta campanha foi filmado nos
estúdios da Rádio Comercial, surgindo o logotipo desta marca no vídeo desta
campanha, pelo que esta Federação vai pedir esclarecimentos à Media Capital,
empresa detentora desta rádio, sobre o envolvimento desta marca nesta campanha
lamentável. Pedimos aos aficionados que entrem no Facebook da Rádio Comercial
em www.facebook.com/RadioComercial e deixem o seu protesto, respeitoso, sobre a
presença irresponsável desta marca na campanha.
Lamenta-se que duas figuras públicas
venham de uma forma tão leviana, demagógica e irresponsável, promover
preconceitos taurofóbicos sobre os milhões de portugueses que vivem e amam
livremente a sua cultura.
Prótoiro
Federação Portuguesa de Tauromaquia
Foto D.R.