sexta-feira, 24 de abril de 2015

"Prótoiro" denuncia "as mentiras" dos "graciosos" Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira



A Federação Portuguesa de Tauromaquia-Prótoiro insurge-se em comunicado contra aquilo a que denomina "as mentiras" dos humoristas Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira (foto de cima) num video de uma campanha da associação "Animal", filmado nos estúdios da Rádio Comercial. Eis o comunicado:


Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira surgiram num vídeo numa campanha da associação "Animal" fazendo afirmações demagógicas que promovem falsidades e preconceitos contra a cultura taurina e os milhões de aficionados portugueses.
A primeira mentira tem que ver com o facto de que os "supostos" apoios milionários à tauromaquia não passarem de uma completa invenção. O próprio Ministério da Agricultura respondeu ao Bloco de Esquerda (BE), no Parlamento português, afirmando categoricamente que "não existe qualquer apoio que seja atribuído aos toiros de lide", tal como o IAFP, organismo responsável pela atribuição de apoios à agricultura e pescas, invocado pelos antitaurinos como fonte dos "supostos apoios" à tauromaquia, confirmou não existir qualquer programa de apoio à tauromaquia. Nem poderia existir, uma vez que o Ministério da Agricultura não tutela o sector da tauromaquia.  
A Tauromaquia movimenta milhões de portugueses anualmente e é tutelada pela Secretaria da Cultura e, ao contrário do teatro, da música ou do cinema, não recebe um cêntimo do Estado central. É a actividade cultural que mais retorno dá às autarquias e a única que se auto-sustenta. Além disso, esta é uma actividade cultural que cria riqueza, emprego e lucro para o estado, através dos impostos diretos e indiretos que gera.
Segunda mentira põe em causa a presença e assistência de menores em touradas: na verdade, toda a presença de menores na prática do toureio é feita dentro dos preceitos da lei. Além do mais, as touradas são parte integrante do património da cultura portuguesa, sendo assim consideradas também pelo Estado português. Logo, cabe ao estado a obrigação constitucional de promover o acesso de todos os cidadãos à cultura, tal como não pode deixar de suceder com as corridas de toiros. Razão pela qual os menores têm todo o direito de aceder à cultura taurina, cabendo ao pais a decisão de que espectáculos culturais frequentam os seus filhos.
O vídeo desta campanha foi filmado nos estúdios da Rádio Comercial, surgindo o logotipo desta marca no vídeo desta campanha, pelo que esta Federação vai pedir esclarecimentos à Media Capital, empresa detentora desta rádio, sobre o envolvimento desta marca nesta campanha lamentável. Pedimos aos aficionados que entrem no Facebook da Rádio Comercial em www.facebook.com/RadioComercial e deixem o seu protesto, respeitoso, sobre a presença irresponsável desta marca na campanha.
Lamenta-se que duas figuras públicas venham de uma forma tão leviana, demagógica e irresponsável, promover preconceitos taurofóbicos sobre os milhões de portugueses que vivem e amam livremente a sua cultura.

Prótoiro
Federação Portuguesa de Tauromaquia

Foto D.R.