terça-feira, 21 de abril de 2015

V. Franca: Comissão de Vedores da Santa Casa aprovou ontem toiros de Veiga Teixeira

A Comissão de Vedores da Misericórdia de Vila Franca, ontem, na Herdade do
Pedrogão. Da esquerda para a direita: Osvaldo Falcão, Rodrigo Pereira, Vitor
Pantaleão, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho, o ganadeiro António Francisco
da Veiga Teixeira e Rogério Antunes


Osvaldo Falcão (irmão do saudoso matador de toiros José Falcão), Vitor Pantaleão e os antigos forcados Rogério Antunes e Rodrigo Pereira (conhecido fadista do grupo "Fado Marialva") são os quatro elementos que compõem (facto inédito!) a Comissão de Vedores (de toiros) da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, a quem cabe a missão de ver no campo e aprovar (ou não) os toiros escolhidos pelos empresário adjudicatário da praça "Palha Blanco" (neste caso e pela primeira vez, Paulo Pessoa de Carvalho).
A nomeação e a imposição desta comissão surge este ano pela primeira vez e a sua formação, anunciada no caderno de encargos do concurso da praça vilafranquense, suscitou algumas críticas no meio taurino, sobretudo pelo facto de a proprietária da praça (Santa Casa) assumir desta forma uma espécie de "vigilância" (nunca antes verificada) à actividade do empresário, dando a entender que possa haver (mas neste caso, não há) alguma "desconfiança" em relação ao mesmo. Paulo Pessoa de Carvalho, que no próximo dia 3 de Maio se estreia como empresário da difícil "Palha Blanco", aceitou de bom grado esta imposição da Misericórdia e, para mais sendo amigo de todos os elementos da comissão, até lhes chama, com alguma ironia, "os polícias da Santa Casa".
Ontem, os quatro membros da Comissão de Vedores acompanharam o empresário à Herdade do Pedrogão e aprovaram os seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria Veiga Teixeira que estão apartados para a corrida do próximo dia 3 de Maio (domingo) em Vila Franca - de que aqui damos à estampa os exemplares nº 438 (foto ao lado) e nº 435 (foto de cima). O cartel, como já é do domínio público - trata-se da Corrida do Tomate, que nos anos anteriores se realizou em Salvaterra e agora se estreia em Vila Franca - é composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto e pelos grupos de forcados de Vila Franca e do Aposento da Moita, que vão disputar o troféu "João Villaverde", numa significativa e sentida homenagem da empresa ao saudoso elementos dos Forcados de V. Franca. Paulo Pessoa de Carvalho já anunciou que cada corrida na "Palha Blanco" vai ser "um acontecimento" e espera que "o público corresponda e encha a praça nesta primeira corrida". Atractivos não faltam, a começar pelos toiros.

Fotos D.R./cortesia "Toiros & Cultura"