terça-feira, 7 de julho de 2015

5ª feira: Lisboa de novo na rota das grandes Figuras

Juan Bautista, matador francês, na foto de cima com seu Pai, o antigo cavaleiro
Luc Jalabert, que recebeu a alternativa em Lisboa das mãos de Mestre Batista
e que depois de amanhã vamos voltar a ver de casaca e tricórnio, ao lado de Mestre
Luis Miguel da Veiga, a fazer as cortesias no Campo Pequeno
Juan del Álamo é a nova vedeta do toureio de Espanha e um dos matadores que
mais se destacou na última Feira de Santo Isidro na Monumental de Madrid


Já depois de amanhã, quinta-feira, 9 de Julho, Lisboa volta a estar na rota das grandes Figuras do toureio mundial, com a presença de dois dos mais cotados matadores de toiros do momento: o francês Juan Bautista e o espanhol Juan del Álamo, dois triunfadores de Madrid.
O toureio a pé volta a ter grande esplendor na primeira praça do país, depois da noite mágica de "El Juli".
Neste sexto espectáculo da Temporada Sensacional do Campo Pequeno, a Corrida "Correio da Manhã" de Homenagem Nacional ao saudoso cavaleiro José Mestre Batista (foto ao lado), serão lidados oito toiros - uma corrida mista à antiga, a fazer lembrar as "Fabulosas de Verão" dos tempos idos e gloriosos do grande empresário Manuel dos Santos, precisamente aquelas em que Mestre Batista se consagrou como o primeiro do seu tempo.
Na lide à portuguesa vão actuar os cavaleiros Joaquim Bastinhas e Rui Salvador (ambos afilhados de alternativa de Mestre Batista) e pegar os grupos de forcados do Ribatejo e de Monsaraz. A cavalo, lidam-se quatro toiros do Engº Luis Rocha e a pé, quatro de Falé Fiipe.
Nas cortesias vão participar, de novo de casaca e tricórnio, Mestre Luis Miguel da Veiga (o grande rival de Batista nos anos 60) e Luc Jalabert (o primeiro cavaleiro francês que recebeu a alternativa em Lisboa, apadrinhado precisamente por José Mestre Batista).
O espectáculo desta quinta-feira inicia-se meia-hora antes, às 21h30, com Cante Alentejano e Fado. Participam os fadistas António Pinto Basto, Teresa Tapadas e Gustavo Pinto Basto e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Ao intervalo da corrida, será descerrada na entrada principal uma placa de homenagem a José Mestre Batista e a viúva do famoso toureiro fará a entrega de uma casaca para o Museu do Campo Pequeno.

Fotos D.R./las-ventas.com e D.R./Farpas