segunda-feira, 20 de julho de 2015

Alter: férias no campo com sabor a tauromaquia




Realizou-se este fim-de-semana no Monte Barrão, em Alter do Chão, mais uma semana de campo de férias destinados a jovens alunos não só do concelho de Alter, mas muitos oriundos de Lisboa e outros pontos do país. Num cenário idílico , os alunos desfrutam o que o campo e a paisagem alentejana proporciona aos petizes: beleza e tranquilidade natural
Num programa de múltiplas actividades, com a orientação da Drª Helena Borges, os alunos desfrutam deste monte, onde a agricultura, pecuária e criação cavalar coabitam num espaço perfeito.
Além do contacto com a natureza,  os jovens alunos tiveram um contacto com  a tauromaquia, através do professor Marco Gomes. Num espaço convidativo, foram mostrados vários trajes de toureiros, explicada a sua função , sendo que alguns alunos quiseram experimentar a sensação de o vestirem. O momento proporcionou-se  e até houve lugar a uma demonstração de toureio de salão, sendo que os jovens muito se entusiasmaram e participaram.
Mas o melhor ainda estava para acontecer, inesperadamente o antigo forcado dos Amadores de Portalegre, José Júlio Salgado, "entrou de espontâneo" e Marco Gomes, aproveitou  a sua presença para o convidar a participar (foto ao lado), falando um pouco do que foi a sua brilhante carreira, nomeadamente recordando a célebre pega feita em Cascais.
Para todos foi enriquecedora a experiência, e promete repetir-se provavelmente este ano, com outro grupo de alunos, sendo que a tauromaquia continua a despertar novos aficionados, venham eles de onde vierem.

Fotos D.R.