sábado, 25 de julho de 2015

António Goes, o herói do C. Pequeno: "Ainda não acredito no que aconteceu..."

A memorável pega de António Goes na 5ª feira no Campo Pequeno tem hoje
honras de grande destaque no jornal "Correio da Manhã"
Diogo Sepúlveda, cabo dos Amadores de Santarém, classificou a pega de Goes
(foto de baixo) como "uma coisa do outro mundo"


A histórica pega de António Goes (fotos) ao quinto toiro da ganadaria Ribeiro Telles na última quinta-feira no Campo Pequeno tem hoje honras de grande destaque numa página do jornal "Correio da Manhã", que assinala o facto de o jovem forcado ter feito histórica na noite em que se comemorou o centenário do glorioso Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
Premiada com três voltas à arena, a memorável pega de António Goes abriu pela primeira vez a porta grande do Campo Pequeno a um grupo de forcados para por ela sair em triunfo - a máxima consagração em qualquer praça de toiros do mundo.
Conhecido entre os amigos como "Toni" ou "Gaitán", António Goes nasceu há 22 anos em Ponte de Sôr, fardou-se pela primeira vez pelos Amadores de Santarém em 2011 em Oliveira do Bairro e esta foi a primeira vez que pegou um toiro na primeira praça do país.
Pertencendo a uma ilustre Família ligada ao mundo da tauromaquia e aos Forcados de Santarém, é filho de João Goes e sobrinho do antigo forcado e ganadeiro Manuel Goes. Seu Avô paterno, José Manuel Goes, foi também destacado forcado dos Amadores de Santarém e seu tio-avô, Francisco de Goes, um importante ganadeiro.
Em declarações ao "CM", o jovem forcado confessou que dar três voltas à arena do Campo Pequeno foi "uma sensação indescritível, ainda não acredito no que aconteceu". "Sonhava em pegar no Campo Pequeno desde criança e não podia ter sido melhor", acrescenta.
Na noite em que os Amadores de Santarém foram agraciados com a Ordem de Mérito pela Presidência da República, o cabo do grupo, Diogo Sepúlveda, disse ao "CM" que "há muitos anos que não se via uma corrida assim, a roçar a perfeição" e classificou a pega de Goes como "uma coisa do outro mundo".

Fotos Maria João Mil-Homens