quinta-feira, 9 de julho de 2015

Évora: cartazes taurinos vandalizados



Évora acordou esta manhã com vários cartazes taurinos alusivos a corridas que se vão realizar nos próximos dias vandalizados com tarjas (escritas à mão) onde se pode ler "violência", "tortura", "sangue", "crueldade", etc.
Estas fotos foram tiradas pelo cronista taurino (retirado) Miguel Ortega Cláudio e publicadas na sua página do "Facebook" - e demonstram os actos de vandalismo praticados esta noite por anti-taurinos na cidade-museu, depois da polémica que ontem estalou nas redes sociais, onde se chegou a pôr em causa a realização de corridas de toiros em Évora, depois de já terem sido proibidos os circos com animais.
Haja calma, meus senhores: como a Prótoiro bem explicou, nenhuma lei autárquica se pode sobrepor à lei do país. O que aconteceu em Viana do Castelo foi simplesmente uma Câmara Municipal que era proprietária de uma praça de toiros e decretou que não se realizariam mais espectáculos no seu imóvel. Mas já não pôde impedir a realização de corridas de toiros noutros recintos - como tem ocorrido e este ano voltará a ocorrer em Agosto - porque o espectáculo tauromáquico é legal e está consagrado na nossa Constituição.
De qualquer forma e mesmo que não acreditemos em bruxas, a realidade é que elas... existem. E portanto, todo o cuidado é pouco. Vamos responder aos anti-taurinos eborenses enchendo amanhã a praça de toiros de Évora (cartaz ao lado). Seremos capazes de o fazer ou vamos encolher os ombros e deixar andar?...

Fotos Miguel Ortega Cláudio/Facebook