segunda-feira, 20 de julho de 2015

Forcados na Corrida TV/Norte: polémica continua nas redes sociais



Apesar do que escrevemos anteriormente, a actuação dos forcados na Corrida TV/Norte que sexta-feira se realizou à noite na Póvoa de Varzim, continua a suscitar muitos comentários de revolta e indignação nas redes sociais, por parte de antigas glórias da forcadagem nacional. Depois de já aqui termos dado à estampa os comentários de Nuno Marques (antigo cabo dos Amadores da Chamusca) e de Joaquim Murteira Correia (recordado elemento dos Amadores de Montemor), que expressaram na rede "Facebook" a sua vergonha pela má imagem que se deu ao país do Forcado Amador nessa corrida; e depois, também, de aqui termos publicado as apreensivas declarações de Paulo Pessoa de Carvalho, antigo forcado de Montemor e presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) - fique agora a conhecer as posições, igualmente expressas no "Facebook", de importantes antigos forcados que comentaram assim o que se passou:

- António Rijo Pinto (ex-forcado dos Amadores de Lisboa): "Enquanto houver empresários a montar cartéis não pelo valor do grupo, mas sim pelos bilhetes que esses grupos compram ou por outras contrapartidas que nós sabemos que existem, o resultado é este. Simplesmente vergonhoso o que se anda a passar na nossa Festa".

- José Barrinha Cruz (antigo forcado dos Amadores de Alcochete): "A 17/10/2012, publiquei no meu 'Facebook' um texto, 'O Embuste', pois foi nesse ano que começou esta 'rebaldaria' de alguns grupos de forcados, que a troco de corridas compravam bilhetes - e não eram poucos - e alertava para a vergonha que ontem vimos. Ainda tenho esse texto comigo e ainda bem, porque agora confirma-se o que previ. Nunca é demais alertar para o definhar da Festa Brava".

- Francisco Borges (antigo forcado dos Amadores de Montemor): "Totalmente de acordo (com o comentário de Nuno Marques), por acaso ainda ontem à tarde comentava com alguns amigos os cartéis, principalmente, no tocante aos forcados, que aí se avizinham, para corrida televisionadas, por sorte pode correr bem, mas o mais provável é que a figura do Forcado saia denegrida... é pena que valores mais altos se levantem e tudo não passe de um jogo de interesses".

- Nuno Vinhais (antigo cabo dos Amadores das Caldas da Rainha): "Concordo a 100% com o comentário de Nuno Marques. E aproveito para ir mais longe: em que condições foram os grupos contratados? Será que receberam? Tiveram um jantar digno depois da corrida? Os que se magoaram vão ter direito a bons cuidados de saúde?".

Fotos Maria João Mil-Homens