quarta-feira, 15 de julho de 2015

Monforte: Centro Interpretativo Tauromáquico inaugurado no dia 27



Será inaugurado no próximo dia 27 em Monforte o Centro Interpretativo Tauromáquico, uma estrutura do Município de Monforte, orientada para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional.
Um dos grandes objectivos do Centro Interpretativo é divulgar a importância da Tauromaquia como uma mais-valia local e promotora de desenvolvimento social, económico, turístico e cultural. É fundamental que a comunidade seja parte integrante deste projecto e possa também usufruí-lo, na sua vertente lúdica e histórica. O Centro Interpretativo Tauromáquico surge num concelho em que a tauromaquia é uma realidade social e histórica.
Autêntico "viveiro" de toureiros - desde cavaleiros a novilheiros, bandarilheiros, forcados, campinos e moços de espadas - Monforte teve a sua primeira praça de toiros em 1879 (funcionava nos claustros do Convento do Bom Jesus), tendo a actual praça sido edificada em 1928, tendo sido recuperada na década de 80 pela Câmara e reinaugurada em 1978, sofrendo posteriormente obras de melhoramento e ampliação.
Todo o historial - que não é pouco - tauromáquico de Monforte, berço da maior figura do toureio equestre dos últimos 40 anos, João Moura, vai agora poder ser apreciado e recordado neste novo e importante espaço que será inaugurado no próximo dia 27.