sábado, 11 de julho de 2015

Ontem em Évora: apenas e só, mais uma tourada...


Miguel Alvarenga - Pouco público, ontem à noite, nas bancadas da praça de Évora, numa corrida sem grande história e que se resume em apenas mais uma, com um cartel que não estava super-rematado e por isso não terá despertado grande interesse entre os aficionados. Lidaram-se toiros de Fernandes de Castro, irregulares de apresentação e de comportamento, que pouco tiveram a ver com o trapio, a raça e a bravura dos irmãos triunfadores da Corrida TV no Campo Pequeno. Deixaram-se lidar, alguns apresentaram complicações, não foram fáceis para os forcados e, mesmo assim e apesar de algo insípidos em relação ao tipo característico desta famosa ganadaria, mesmo assim, dizia, permitiram lides triunfais a quem lhes soube dar a volta: Luis Rouxinol e João Ribeiro Telles (foto) foram os triunfadores da noite ou, melhor dizendo, aqueles que mais se destacaram.
Rouxinol rubricou duas portentosas actuações onde sobressaíu a sua experiência, a sua maestria e a sua usual característica de estar sempre bem; João Telles destacou-se sobretudo na primeira actuação, com grandes ferros e bonita brega, voltando a estar bem no segundo - foi um triunfo de absoluta afirmação e consagração de um jovem cavaleiro que está a destacar-se, apesar de tourear menos do que se desejava; João Maria Branco, em dia de aniversário, foi brindado pela Banda de Alcochete com os "Parabéns a Você" mal entrou na praça, mas depois faltaram-lhe argumentos, apesar da sua vontade, para dar a volta a um pouco colaborante e difícil Castro. No segundo, sofreu forte encontrão, falhou um ferro e houve alguns desnorteio na lide, o bandarilheiro Filipe Casqueiro foi também aparatosamente colhido (felizmente sem consequências de maior) e na parte final, com raça, Branco encastou-se e terminou com dois bons curtos - soube a pouco e nada adiantou ao seu palmarés.
Houve boas e más intervenções nas pegas dos Amadores de Santarém e de Évora numa noite que, no plano da forcadagem, também não deixou grandes recordações. Agostinho Borges esteve, como é habitual, muito acertado na direcção da corrida, que decorreu em bom ritmo e sem tempos mortos. Foi mais uma corrida, apenas...


Mais detalhes da corrida de ontem em Évora, amanhã, aqui no "Farpas".

Foto D.R./@João R. Telles