segunda-feira, 13 de julho de 2015

Praça cheia no sábado em Arraiolos na homenagem à memória do forcado Rui Freixa

Marco José e o forcado dando a volta à arena perante uma praça replecta de
público. Em baixo, o cartaz de homenagem à memória de Rui Freixa


Praça cheia (pouco faltou para esgotar a lotação) no sábado em Arraiolos, onde se prestou homenagem ao Grupo de Forcados de S. Manços pelos seus 50 anos de existência e à memória de Rui Freixa, elemento do grupo que faleceu em acidente de automóvel em Setembro do ano passado.
Lidaram-se seis toiros de José Luis Vasconcellos e Souza d'Andrade (Sommer), muito bem apresentados, sérios e a pedir contas.
Francisco Núncio foi autor de duas actuações ao seu melhor estilo, dentro da linha clássica e à antiga - dá sempre gosto ver tourear como se toureava noutros tempos. Marco José, sobretudo quando montado no fantástico cavalo "Girassol", esteve em muito bom nível, reafirmando que merece entrar nas principais praças, para as quais continua a não ser contratado (por quê?). E Tomás Pinto galvanizou o público com duas excelentes lides emotivas e que entusiasmaram o conclave.
Pegaram os Sommer em solitário os briosos Forcados Amadores de S. Manços, tendo sido autores das pegas João Fortunato (à primeira), Jorge Valadas (à primeira), Luis Godinho (à terceira, a dobrar Miguel Gil, que lesionou o ombro), Américo Reis (à segunda), Manuel Vieira (à primeira) e Pedro Pontes (à primeira). Destacou-se Luis Teles a dar primeiras-ajudas nos quinto e sexto toiros da noite.

Fotos D.R. e Florindo Piteira/cortesia www.pitonapiton.com