sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sebastián Peñaherrera estreia-se amanhã em Setúbal e veio para ficar!

O jovem rejoneador equatoriano apresenta-se amanhã
em Setúbal e vestirá um traje inspirado nos fatos
goyescos de Pablo Hermoso
Sebastián Peñaherrera, ontem, à conversa com o "Farpas" 



Miguel Alvarenga - Sebastián Peñaherrera, o rejoneador equatoriano que amanhã, sábado, faz a sua estreia em Portugal na corrida nocturna que abre a temporada na praça "Carlos Relvas", em Setúbal, veio para ficar e Rui Fernandes, em casa de quem vai permanecer nos próximos anos, acredita que "vai mexer e vai funcionar, a seu tempo, como sucedeu com o Jacobo Botero".
O Pai de Sebastián é um homem da política e da economia no Equador, foi presidente da Câmara do Comércio em Quito, mas teve sempre uma grande aficion pela Festa Brava. Chegou a tourear a cavalo, como simples amador e dessa sua faceta nasceu a aficion do filho, que aos 13 anos se estreou nas arenas e que neste momento é já um nome consagrado no seu país, tendo participado nos últimos anos em todas as feiras taurinas do Equador e alternado com Pablo Hermoso de Mendoza (que em 2013 lhe concedeu a alternativa) e com Diego Ventura, com quem toureou mano-a-mano na praça de Belmonte, em Quito.
Com o desejo de ser figura do rejoneio (toureio a cavalo), sem deixar para trás o curso de economia que agora pretende prosseguir numa universidade portuguesa, Sebastián Peñaherrera tomou a decisão de vir para Portugal, depois de há um ano ter feito um estágio de um mês em Navarra (Espanha) com Pablo Hermoso.
"Portugal é a Pátria do toureio a cavalo e é aqui que quero aprender e desenvolver toda a minha carreira", explica. O facto de ter conhecido Rui Fernandes há uns anos, quando este toureou em Quito, deu início a uma amizade que já o fez vir a Portugal há três anos e o vai manter agora radicado no nosso país pelos próximos.
O jovem rejoneador equatoriano, que aqui se vai apresentar como cavaleiro amador, cumprindo as formalidades legais até poder receber a alternativa, vai amanhã lidar em Setúbal um novilho de Passanha ao lado de Vitor Ribeiro, Moura Caetano e João Moura Júnior, que enfrentarão toiros de Manuel Veiga. Utilizará cavalos da quadra de Rui Fernandes e muito em breve trará os seus do Equador. Como ontem noticiámos, o antigo forcado Francisco Marques "Chalana" é o seu apoderado e o projecto para este primeiro ano engloba não mais que cinco corridas. Depois de Setúbal, apresentar-se-à em Leiria, na Póvoa de Varzim, no Montijo e na Moita.
"Tenho uma grande ilusão e um orgulho enorme em poder tourear em Portugal e em apresentar-me amanhã numa corrida com tão importante cartel e ao lado de três cavaleiros consagrados", afirma Sebastián.
Chegou a Portugal na véspera da corrida do "mano-a-mano" entre Ventura e "El Juli" no Campo Pequeno e confessa que "se arrepiou". Já assistiu a mais corridas em Portugal desde que chegou: viu o triunfo de Botero em Évora, assistiu à Corrida TV em Lisboa e à de Portalegre no último sábado. E diz-nos:
"Toureia-se muito bem a cavalo em Portugal ou não fosse esta a Pátria do toureio equestre. Amanhã darei tudo por tudo para fazer o meu melhor e mostrar do que sou capaz. Mas estou cá para aprender e para me aperfeiçoar. Pablo Hermoso e Rui Fernandes são os meus mestres, tenho por eles uma admiração enorme, como por outros cavaleiros portugueses que já vi actuar", acrescenta o jovem rejoneador.
E afirma estar preparado: "Tenho treinado muito, ontem mesmo lidei um toiro e espero que amanhã as coisas me corram bem".
Sebastián Peñaherrera é o primeiro rejoneador do Equador a estabelecer-se em Portugal. E Rui Fernandes está convicto de que o seu novo pupilo "vai dar que falar, dêm tempo ao tempo"!

Fotos Ana de Alvarenga e D.R.