terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Em 2016: homenagens em Vila Franca a José Júlio

Em 2016, Vila Franca presta tributo ao seu emblemático matador José Júlio
José Júlio (segundo, à esquerda) homenageado nos anos 90 em Lisboa pela
Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, juntamente com o matador espanhol
Paco Camino, o cavaleiro Emídio Pinto e o bandarilheiro Carlos Falcão. Na foto,
os quatro galardoados com os troféus ao Mérito, com o presidente da Real
Tertúlia
, Manuel Andrade Guerra. Em baixo, capa do jornal "Farpas" de Outubro
de 2009, com o último triunfo de José Júlio em Vila Franca como manchete


O emblemático matador de toiros José Júlio (80 anos) vai ser homenageado em Vila Franca de Xira, sua terra natal e onde reside, nas Festas do Colete Encarnado de 2016.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca e consiste, como já aqui noticiámos, no lançamento de um livro da autoria de Alberto Franco sobre a vida e a carreira do famoso toureiro e também numa exposição evocativa da sua trajectória, que terá lugar no Celeiro da Patriarcal. A tradicional corrida mista do Colete Encarnado, uma organização do empresário Paulo Pessoa de Carvalho, será também em sua homenagem.
José Júlio foi o oitavo matador de toiros de Portugal e tomou a alternativa de matador de toiros em Saragoça a 11 de Outubro de 1959, na Feira del Pilar, apadrinhado por Manuel Jiménez "Chicuelo II", com o testemunho de Gregório Sánchez, lidando o toiro "Bailador" da ganadaria de Pio Tabernero. Confirmou a alternativa em Madrid a 23 de Maio de 1960, pela Feira de Santo Isidro, com Júlio Aparício por padrinho e Luis Segura como testemunha, frente a toiros de Galache.
Exímio bandarilheiro, marcou uma época no toureio nacional e brilhou em praças de todo o mundo. Toureou pela última vez de luces aos 74 anos de idade em Outubro de 2009 na praça de Vila Franca, obtendo um êxito memorável - que foi capa do jornal "Farpas" (ao lado).

Fotos D.R., Marques Vaentim e João Dinis (capa do "Farpas" de Outubro de 2009)