sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

México: Maurício Kingston novamente operado amanhã

Momento em que o toiro infringia a gravíssima cornada mesmo por baixo da
axila esquerda do bandarilheiro, ontem, na Monumental do México
Primeiras declarações do Dr. Vásquez Bayod, esta madrugada, no Hospital Mocel,
finda a operação de mais de três horas ao toureiro Maurício Kingston. Em baixo,
o jornalista Guillermo Leal, que tem estado a acompanhar a situação a par e passo


Guillermo Leal (foto ao lado), jornalista mexicano do diário "Reforma", assistiu ontem na Monumental do México à horrível cornada do bandarilheiro Maurício Kingston e descreveu-a assim:
"O subalterno caíu de cabeça e, estando já no chão, o animal voltou a investir, dando-lhe nesse momento a gravíssima cornada ao carregar com o piton direito que penetrou debaixo da axila e voltando a lançá-lo pelos ares".
O Dr. Rafael Vásquez Bayod, médico-chefe da Plaza México, que o operou de madrugada no Hospital Mocel, disse aos familiares e amigos do toureiro, finda a operação de mais de três horas, que "o seu estado é crítico, estável, mas a sua vida continua a correr perigo. São múltiplos os destroços que sofreu desta gravíssima cornada. O corno rompeu da terceira à nona costela do lado esquerdo, destruiu-lhe de maneira muito severa o pulmão esquerdo, houve lesões nas artérias intercostais, na artéria mamária, que é uma das mais importantes no tórax. Desgarrou o pericardio, deixando a descoberto o coração, afortunadamente sem que haja lesão no músculo cardíaco".
"A atenção pré-operatória, a rápida condução à enfermaria pelos seus próprios companheiros e pelos monosabios que já se encontram instruídos para isso e logo a estabilização na enfermaria foram fundamentais para manter o toureiro com vida", acrescentou o médico, adiantando:
"Houve momentos em que a vida de Maurício esteve em sério risco pela grande quantidade de sangue que perdeu, aproximadamente quatro litros e pelos destroços que havia no seu corpo".
O estado do toureiro, como há momentos referimos, é ainda "muito grave e crítico". Segundo adianta o jornalista Guillermo Leal, que tem estado a acompanhar toda a situação a par e passo, o bandarilheiro deverá ser novamente operado amanhã, sábado.

Fotos D.R./@Guillermo Leal e Juan Ángel Sainos/aplausos.es