segunda-feira, 25 de julho de 2016

Caetano e Telles: Setúbal "veio abaixo"!

Moura Caetano protagonizou uma lide de sonho no quarto Charrua da noite,
por muitos considerada uma das melhores lições de arte, de soberba técnica
e de temple e maestria da sua carreira, que cumpre este ano 10 temporadas
de alternativa. Ganadeiro deu volta à arena com o cavaleiro e o forcado João
Pedro Sousa, dos Amadores de Alcochete
João Ribeiro Telles não larga este ano o trono por nada deste mundo. 6ª feira
obteve um triunfo memorável na Feira de Mont de Marsan, em França. 24 horas
depois, pôr tudo e todos em alvoroço na praça de Setúbal! Mara Pimenta (foto de
baixo), "entalada" entre dois "leõzinhos", teve uma presença digna, apenas...


João Moura Caetano e João Ribeiro Telles protagonizaram uma noite de enorme competição no sábado em Setúbal na primeira corrida da temporada na praça "Carlos Relvas".
A praça registou meia entrada e foram lidados seis toiros da ganadaria de Herdeiros de António Charrua, de que apenas destoou o primeiro, manso e reservado. Dos cinso restantes, veradeiros toiros para proporcionar grandes triunfos, destacou-se sobretudo o quarto, um toiro de bandaeira a que Moura Caetano deu toda a importância, rubricando aquela que muitos consideram uma das suas maiores actuações de sempre, uma lição de técnica, de arte soberba e de profunda maestria. No final, o ganadeiro Gustavo Charrua deu aplaudida e justificada volta à arena com cavaleiro e forcado.
No primeiro, de muito má nota, Caetano entregou-se, arrimou-se, andou esforçado e a demonstrar grande profissionalismo, mas não teve, nem de perto, nem de longe, matéria prima para triunfar.
João Ribeiro Telles "arreou forte" nos seus dois toiros, voltando a manifestar a clara e decidida intenção de não largar esta temporada o trono, a preço algum. Com dois Charruas de nota alta, o jovem Telles empolgou, galvanizou, pôs tudo de pé com ferros de parar corações, sobressaindo muito em especial no seu segundo toiro com uma verdadeira lide de sonho. João Telles vinha embalado de um importante e memorável triunfo alcançado na noite anterior a muitos quilómetros dali, na Feira de Mont de Marsan, em França.
Caetano e Telles, assim o vejam as empresas, podem - e devem - constituir uma das interessantes parelhas para a presente temporada. O púbico está a precisar de uma dupla assim.
"Entalada" entre dois "leõzinhos" e pela primeira vez numa corrida formal a enfrentar dois toiros - ainda por cima, de Charrua! - a jovem cavaleira praticante Mara Pimenta acusou o nervosismo e a responsabilidade que nessa noite tinha às costas. Ficou a vontade de agradar e a dignidade com que esteve em praça, esforçada e a querer.
Pegaram os forcados dos grupos do Ribatejo e de Alcochete, tal como sucedera na véspera na Póvoa de Varzim. Pelos do Ribatejo foram caras Ruben Durães (à terceira), Dário Silva (à primeira) e João Oliveira (à quinta). Pela formação de Alcochete pegaram Fernando Quintela, João Pedro Sousa e Tomás Torre do Valle, todos ao primeiro intento.
A corrida foi bem dirigida por Pedro Reinhardt.

Fotos Maria Mil-Homens