segunda-feira, 25 de julho de 2016

Corrida TV/Norte: a diferença chamou-se Filipe Gonçalves

Filipe Gonçalves recebeu muito justamente o prémio para a melhor lide na 6ª feira
na Póvoa de Varzim, na 20ª Corrida TV/Norte, tendo o troféu sido entregue por
Luis Castro, presidente da Casa do Pessoal da RTP. O prémio para a melhor pega
foi ganho, também com toda a justiça, por António José Cardoso (numa foto de
arquivo, em baixo)


O cavaleiro Filipe Gonçalves (foto de cima) marcou por completo a diferença e ganhou muito justamente o prémio para a melhor lide na Corrida TV/Norte que na sexta-feira se celebrou na Monumental da Póvoa de Varzim pelo 20º ano consecutivo.
A corrida ficou ainda marcada por uma grande pega de António José Cardoso (ao lado, numa foto de arquivo, com seu pai, António Manuel Cardoso "Nené" e António José Pinto), também muito meritoriamente consagrada com a atribuição do prémio para a melhor da noite.
O resto foi, mais ou menos, mais do mesmo... numa corrida que registou apenas meia casa e que outrora, com os grande cartéis do saudoso Manuel Gonçalves, esgotava a lotação da praça...
Os tempos mudaram, as mentalidades também e o elenco deste ano tinha falta de ingredientes que chamassem público à praça, exceptuando, obviamente, as presenças dos veteranos Luis Rouxinol e Sónia Matias, dois toureiros com imenso cartel a norte e que se exibiram ao seu melhor nível diante de toiros dos Herdeiros do Dr. António Silva, bem apersentados, mas mansotes e complicados, quer para as lides, quer para as pegas.
Muito bem montado, moralizado e senhor de ume entrega total, de uma honestidade toureira e de muitos mais atributos, nomeadamente opções para enfrentar seja que toiro fôr, com ousadia e risco, o algarvio Filipe Gonçalves marcou, de facto, a diferença e foi o único grande triunfador da noite.
Além dos já referidos Rouxinol e Sónia, actuaram Gilberto Filipe (que esteve bem dentro do estilo que é o seu), António d'Almeida (que lidou o pior toiro e, no entanto, demonstrou estar montado para o que der e vier, apesar de não ter conseguido brilhar) e a jovem praticante Mara Pimenta (muito querer, muito querer, mas...).
Pegaram os Amadores do Ribatejo e os Amadores de Alcochete. Pegas sem história, exceptuando a sexta e última, a cargo do grande António José Cardoso, a única executada à primeira. Por Alcochete pegaram ainda o cabo Nuno Santana (à segunda) e Gonçalo Catalão (à segunda). Pelo grupo mais antigo, o do Ribatejo, foram caras o cabo Pedro Espinheira (à quarta), João Espinheira e André Martins, ambos ao segundo intento.
A corrida teve bom ritmo e foi bem dirigida por Francisco Calado. Segundo dados avançados pela Federação Protoiro, esta corrida foi mais um sucesso de audiências, alcançando os 700 mil telespectadores, registando um share de 13,3%, acima da média do dia do canal, RTP 1, que foi de 13,1%, obtendo uma média acima dos 400 mil telespectadores, com picos, como referimos anteriormente, de 700 mil.
Este ano a RTP 1 transmitirá ainda mais duas corridas dm directo, ambas da praça do Campo Pequeno, a próxima a 25 de Agosto e outra a 29 de Setembro.

Fotos Armando Alves/www.forcadilhasetoiros.com e Emílio de Jesus/Arquivo