sábado, 5 de novembro de 2016

Cavaleiro sofre enfarte: Luis Miguel da Veiga internado em Évora

Luis Miguel da Veiga, de 68 anos, recebeu a alternativa há 50 no Campo Pequeno,
apadrinhado por David Ribeiro Telles. Em Julho deste ano, voltou a vestir a
casaca e a fazer as cortesias para a grande homenagem com que a empresa
de Lisboa assinalou a efeméride
Em Setembro na praça de Montemor, com o Grupo de Forcados de Montemor,
na homenagem pelo 50º aniversário da sua alternativa
Luis Miguel da Veiga com sua Mulher, Luísa; e, em baixo, em Setembro em
Montemor, onde foi homenageado por 50 anos de alternativa, com Simão
Comenda, Rui Bento e Miguel Alvarenga


O veterano cavaleiro Mestre Luis Miguel da Veiga sofreu ontem um forte enfarte do miocárdio e encontra-se internado no Hospital de Évora em estado de coma induzido. Embora estável, o seu estado é considerado grave.
Segundo nos acaba de informar sua Mulher, Luísa Freixo da Veiga, Luis Miguel sentiu-se mal durante a tarde de ontem, depois de ter estado a montar dois cavalos, na Herdade de Pégoras, em Montemor-o-Novo, onde esteve acompanhado por seu filho Simão. Conduziu ele próprio até casa e depois telefonou a Luísa informando que não estava bem.
Chamados a sua casa, os Bombeiros Voluntários de Montemor preparavam-se para o transportar ao hospital, com a ajuda de seu genro e de dois sobrinhos, quando Luis Miguel desfaleceu. "Não tinha pulsação sequer, estava como morto", conta-nos Luísa.
Ainda foi transportado ao Hospital de Montemor, onde os Bombeiros "foram incansáveis", acabando por conseguir reanimá-lo, seguindo depois para o Hospital de Évora, onde lhe foi feito um cataterismo para desintupir uma veia.
O popular cavaleiro, de 68 anos (cumpre 69 no próximo dia 30 de Dezembro), que este ano comemorou 50 anos de alternativa e foi alvo de significativas homenagens nas praças de toiros de Lisboa (Campo Pequeno), de Évora e de Montemor, encontra-se em estado de coma induzido e as próximas horas serão decisivas para avaliar se houve ou não lesões cerebrais em consequência do longo tempo em que esteve sem sentidos até à reanimação.
Luísa Freixo da Veiga encontra-se em Évora onde aguarda neste momento por uma reunião com os médicos. "O enfarte foi fortíssimo, neste momento, temos que rezar todos pelo Luis Miguel, é a única coisa que podemos fazer", disse-nos há momentos.

Fotos Emílio de Jesus e Carlos Silva