terça-feira, 8 de novembro de 2016

Praça de toiros de Viana do Castelo "vira" complexo desportivo



A praça de toiros de Viana do Castelo (foto) vai ser transformada num complexo desportivo, anuncia a Rádio Alto Minho, confirmando uma decisão camarária que já tinha sido anunciada em Dezembro de 2014.
Propriedade da autarquia local, a praça está encerrada desde 2009, depois de Viana do Castelo ter sido decretada cidade anti-taurina. A Federação Protoiro ainda realizou duas corridas em praça portátil como forma de afirmação da Festa e de protesto contra o encerramento da praça, mas nos últimos dois anos a iniciativa não teve repetição.
Segundo a Rádio Alto Minho, o projecto deste complexo desportivo multiusos é da autoria do arquitecto Rui Cavaleiro e o investimento previsto para a obra é de 2,5 milhões de euros e o prazo de execução da mesma é de um ano.
A primeira corrida de toiros realizada em Viana do Castelo, numa praça de madeira, terá sido em 1871. Em 1949 foi construída a praça actual, com capacidade para 4.900 espectadores e com 18 camarotes. Depois de alguma actividade inicial, o número de espectáculos foi reduzindo e passou a realizar-se apenas uma corrida anual por ocasião das festas da Senhora da Agonia.
Ao lado, cartaz de uma corida em 1977, com os cavaleiros Luis Miguel da Veiga e Manuel Jorge de Oliveira, os matadores Mário Coelho e Ricardo Chibanga e os Forcados Amadores da Chamusca, tendo-se lidado oito toiros da ganadaria Ortigão Costa. A praça foi explorada durante muitos anos pela Sociedade Campo Pequeno, tendo depois diversos empresários a geri-la, entre os quais os saudosos Manuel Gonçalves e José Agostinho dos Santos.

Fotos D.R.