Mónica e Ramón Serrano com José Prates, que após um ano de separação volta a ser o mestre e o equitador da famosa rejoneadora mexicana, primeira figura do seu país |
Ramón Serrano, o "Rei do Quiebro", numa das suas actuações em Portugal na temporada de 1984 |
Ramón Serrano está em Portugal, como hoje noticiámos, 33 anos depois da sua primeira e única campanha triunfal em arenas nacionais (temporada de 1984), em que triunfou nas nossas principais arenas, incluindo a de Lisboa, praça onde obteve um êxito memorável actuando ao lado do saudoso Mestre Batista e de João Palha Ribeiro Telles.
"Foi uma corrida incrível e da qual nunca mais me esqueci. Passei uma época inolvidável em Portugal e toureei com as grandes figuras desse tempo, mas aquele de que guardo uma memória especial é sem dúvida José Mestre Batista. Toureámos juntos nesse ano, no fim da temporada, na praça da Barquinha, nós os dois e o Paulo Caetano. E essa foi uma das últimas corridas de Mestre Batista, que morreu no início do ano seguinte", recordou ontem ao "Farpas" o rejoneador mexicano, que no seu tempo era apelidado de "Rei do Quiebro".
"Estou muito encantado de estar de novo em Lisboa, a cidade está linda e a praça do Campo Pequeno, onde ainda não voltei a entrar, só conheço de fotografias, está fantástica e é hoje uma das catedrais do toureio mundial, onde vêm as grandes figuras, mas eu ainda sou à antiga e faz-me alguma confusão ver a praça fechada...", acrescentou.
Ramón Serrano está há uma semana entre nós para acompanhar a estreia da sua filha, Mónica Serrano, na próxima segunda-feira, 1 de Maio, em Beja.
Fotos D.R., Henrique de Carvalho Dias e Saltillense/Arquivo