domingo, 26 de novembro de 2017

Elísio Summavielle homenageado em Sevilha por Miguel Ángel Perera e Sánchez Mejías em encontro de intelectuais a 13 de Dezembro



O grande aficionado, antigo Secretário de Estado da Cultura e actual director do Centro Cultural de Belém, Dr. Elísio da Costa Summavielle (foto de cima) será um dos intelectuais homenageados no próximo dia 13 de Sezembro em Sevilha pelo matador de toiros Miguel Ángel Perera e pelo presidente de Comunicação da Universidade de Sevilha, Ignacio Sánchez Mejías, que vão render significativo tributo à Geração de 27, por ocasião do nono aniversário da sua confirmação como tal, facto que recorda o acto de homenagem a Luis de Góngora realizada no Ateneo de Sevilha em Dezembro de 1927 e onde participaram muitas das personalidades mais notáveis desse movimento intelectual, considerado como a Idade da Prata da literatura espanhola.
Este acto vai decorrer no Ateneo Hispalense e nele participarão, entre outros, o tenor Plácido Domingo, o actor Juan Echanove, o filósofo Fernando Savater, o cantor de flamenco José Mercé, o poeta Carlos Marzal e o reputado intelectual português Elisio Summavielle. Eles representam a espinha dorsal deste evento, que será completada nos próximos dias com os nomes de mais personalidades.
O objetivo do toureiro Miguel Ángel Perera e do presidente Sánchez Mejías é repetir uma reunião de intelectuais e referências sociais semelhantes "mas com os sinais do século" reeditando e actualizando a fotografia histórica da Geração de 27, no Ateneo de Sevilha.
"Se a imagem foi deixada para a posteridade como o nascimento de um grupo tão grande de génios, agora temos a intenção de dar origem a outras importantes personalidades do nosso tempo, juntando-se, alegando a validade dos valores que acenou e nos deu", explicou Miguel Ángel Perera na apresentação desta iniciativa realizada esta semana na Fundação Cristina Heeren em Sevilha (foto ao lado).

Fotos D.R.