sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

12 espectáculos taurinos este ano no Campo Pequeno


Rui Bento (foto) anunciou ontem durante o Colóquio que se realizou no Campo Pequeno, conforme oportunamente noticiámos, o primeiro cartel da temporada, na quinta-feira, 5 de Abril, formado pelos cavaleiros Rui Fernandes (que comemora neste ano o 20º aniversário da sua alternativa), João Moura Júnior e João Ribeiro Telles, que regressa a Lisboa depois de toda a polémica que no ano passado rodeou a sua ausência. Pegam os Forcados Amadores de Santarém e Amadores de Montemor, faltando apenas designar os toiros - que podem ser das ganadarias Murteira Grave, António Silva ou Pinto Barreiros.
O segundo espectáculo da temporada será a habitual Novilhada, que desta vez não se realiza, como habitualmente, no mês de Agosto, mas a 28 de Abril, um sábado à noite. "É uma experiência que se vai fazer com um espectáculo ao fim-de-semana", adianta Rui Bento.
O terceiro festejo será mais uma corrida à portuguesa a 17 de Maio, em cujo elenco estão já certos o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza e o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa.
Iniciar as corridas um quarto de hora antes do que é tradicional, às 21h45 e suprimir o intervalo, podendo as pessoas deslocar-se aos bares e casas de banho apenas no curto espaço que separa o final de uma lide do início da outra, são duas decisões assumidas pela empresa e que vão ser postas à prova nos primeiros espectáculos. "Se não resultarem, serão novamente alteradas nos espectáculos seguintes, vamos fazer a experiência", diz o director de Tauromaquia da empresa do Campo Pequeno.
No total, haverá 12 espectáculos taurinos este ano em Lisboa - 11 corridas de toiros, das quais quatro serão mistas e uma novilhada. Em Agosto, no dia 24, uma corrida será à sexta-feira.
No mês de Junho e pela realização do Mundial de Futebol e também do Rock in Rio, só se realizará uma corrida de toiros na primeira quinta-feira do mês, seguindo-se duas em Julho, três em Agosto, duas em Setembro e uma em Outubro (gala de encerramento).
A ausência de Diego Ventura neste primeiro cartel de 5 de Abril, depois de ter sido precisamente a ser apontado para a primeira corrida da temporada, não significa, garante Rui Bento, uma vez mais, a sua ausência na temporada lisboeta. Por opção própria, Ventura não quis estar na primeira corrida, mas deverá vir ao Campo Pequeno em Junho ou em Julho, não estando afastada a sua possível participação numa grande corrida em que o Maestro João Moura comemorará os seus 40 anos de alternativa.
Rui Bento ruma hoje mesmo para Espanha, onde tratará da contratação de duas importantes figuras do toureio espanhol para a primeira corrida mista do Abono. Os cartéis começam a ser configurados e é provável que os primeiros venham a ser anunciados ainda no final deste mês de Fevereiro.

Foto Maria Mil-Homens