segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Joaquim Grave de parabéns: toureio a pé em tarde grande ontem em Mourão


Três quartos das bancadas preenchidos ontem em Mourão no segundo festival da Feira de Nossa Senhora das Candeias, inteiramente dedicado ao toureio a pé e que ocorreu num dia triste para a aficion portuguesa, em que à mesma hora foi a sepultar o empresário dos empresários, António Manuel Cardoso "Nené". Muitos dos que estiveram em Alcochete a render-lhe a última homenagem, teriam certamente estado em Mourão, o que teria permitido praça cheia. A memória do empresário e também a de João Nunes Patinhas, falecido no mesmo dia, foi lembrada ao início do festejo com um respeitoso minuto de silêncio (foto).
Antes de mais, está de parabéns o Dr. Joaquim Grave por mais esta magnífica organização dos dois festejos que inauguraram oficialmente a temporada nacional e que são já um marco forte e importante no calendário taurino português. Bem haja!
Lidaram-se sete novilhos-toiros da triunfadora ganadaria Murteira Grave, de apresentação aceitável e excelentes investidas, contudo com pouca força.
O espanhol Manuel Jesus "El Cid" sagrou-se triunfador maior do festival, com uma faena artística e completa que o público premiou com duas aplaudidas voltas à arena.
Também "Cuqui de Utrera" deixou em Mourão o perfume da sua imensa arte. Depois de lhe ter saído a fava a abrir o festejo, foi depois presenteado pelo ganadero, no final, com o sobrero, a que desenhou bonitos muletazos carregados de temple e de arte.
Curro Díaz enfrentou um novilho de boa nota e prontas investidas, que lidou com sentimento e saber, enchendo as medidas ao público.
Mais apagado e mesmo algo apático esteve José Garrido, que nunca chegou a romper durante a sua faena.
Manuel Dias Gomes, o único matador português do cartel, evidenciou a costumeira arte e o imenso temple com a muleta, deixando encantados os aficionados que ontem estiveram em Mourão.
O peruano Joaquín Galdós evidenciou poderio diante de um novilho de investidas incertas, estando por cima do seu oponente, levando a efeito uma faena variada.
Os portugueses Cláudio Miguel e João Ferreira destacaram-se entre os demais com as bandarilhas.
Este festival, realizado em dia de muito frio, foi bem dirigido por Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Dr. Matias Guilherme.

Foto D.R./@Ester Tereno/Facebook