sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Mundo taurino em estado de choque com a morte de "Nené"

João Moura "sem palavras" num momento em que o mundo taurino está em
estado de choque pela morte de "Nené", que tinha 64 anos e perdeu a vida ontem
ao início da noite num brutal acidente de automóvel próximo de Alcochete, quando
regressava de Mourão, onde assistira ao primeiro festejo da temporada
Família Caetano lamenta a morte do antigo apoderado de Paulo, "um homem de
ideias e de ideais"
António Manuel Cardoso "Nené" numa cerimónia no Salão Nobre do Campo
Pequeno com Rui Bento, José Tinoca e Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da
Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, que lamentou em
comunicado a morte do "maior empresário da actualidade". Em baixo, "Nené"
com Pablo Hermoso de Mendoza, no ano passado em Évora. Desde o México,
o rejoneador navarro lamentou também a trágica ocorrência e endereçou
sentidos pêsames a toda a família taurina portuguesa


"Por cada um de nós que cair, outro se levantará" - é com estas palavras, simples e tão carregadas de emoção, que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete recorda o seu antigo cabo António Manuel Cardoso "Nené" na sua página oficial da rede social Facebook, num momento em que o mundo taurino está em estado de choque com a trágica morte do último grande empresário taurino nacional, ocorrida ontem ao início da noite num acidente de automóvel próximo de Alcochete, quando regressava de Mourão, onde assistira ao primeiro festejo da temporada.
Um dia trágico para a Festa Brava, que desde manhã ficara também marcado pela morte de João Nunes Patinhas - que hoje vai a sepultar em Évora -, cabo fundador dos Forcados Amadores de Évora, com 82 anos de idade.
A APET, Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, refere em comunicado assinado pelo seu presidente Paulo Pessoa de Carvalho, que "perdeu-se o maior empresário tauromáquico da actualidade".
"Não quero ser injusto ou egoísta a falar desta tragédia, não faço aqui uma memória (e são tantas!) pessoal do que foi, de quem é, da importância do 'Néné', falo de uma forma institucional e incontornável para a nossa festa de toiros, que sofreu ontem a sua maior perca dos últimos tempos", afirma Pessoa de Carvalho. E acrescenta:
"A APET, a que presido, está de tal forma transtornada e comovida que não há dúvida de que a tragédia que aconteceu a ninguém pode deixar indiferente, os telefonemas que recebi, as pessoas que lamentam e estão tristes com o que aconteceu, as quezílias que se esquecem e a saudade que já nos abarcou, demonstram a dimensão do Homem, da pessoa, que é o 'Néné'! Não quero aqui falar em nomes para não me esquecer de ninguém, mas neste momento, a APET em total união, manifesta o seu pesar e tristeza pela enorme e trágica desgraça que nos bateu à porta".
Nas redes sociais, toureiros e empresários de Portugal e de Espanha lamentam a trágica morte de António Manuel Cardoso.
"Foi uma das figuras do nosso meio taurino, grande empresário, apoderado ainda do maestro Paulo Caetano e um homem de personalidade forte que sempre esteve ligado ao mundo das touradas de forma inteira. Grande forcado e grande representante de Alcochete. Um homem de ideias e de ideais", escreve João Moura Caetano na sua página do Facebook.
"É com imensa tristeza e pesar que recebemos a notícia do trágico falecimento de Ant´ºonio Manuel Cardoso 'Nené'. Estamos sem palavras", escrevem na mesma rede social os cavaleiro João Moura e Miguel Moura.
Desde o México, onde se encontra em campanha, também Pablo Hermoso de Mendoza lamentar o desaparecimento do famoso empresário, recordando que nas praças de Alcochete e de Évora, que geria actualmente, "tinha apostado forte nos últimos anos na minha figura e isso tinha dado azo a que entre nós se iniciasse uma mais que sincera amizade. Para este ano, estávamos estudando já a data para debute de meu filho Guillermo em Portugal em algumas das praças que geria".
"Toda a família taurina da equipa de Pablo Hermoso de Mendoza, encabeçada pelo próprio Pablo e desde terras mexicanas, enviamos um forte abraço e os nossos mais sentidos pêsames à família do nosso querido 'Nené' e a toda a família taurina portuguesa", sublinha-se num comunicado emitido pelo rejoneador navarro.
António Manuel Cardoso "Nené" era casado com Paula Cardoso e pai de três filhos, Margarida e António José, fruto desta união e Cláudia, do seu primeiro casamento - a quem endereçamos as mais sentidas condolências, bem como a todos os restantes familiares e amigos e ao Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, de que foi o segundo cabo, sucedendo ao fundador João Mimo.

Fotos Maria Mil-Homens, Emílio de Jesus e Sérgio Batista