domingo, 11 de fevereiro de 2018

Tarde de muito frio e quentes triunfos ontem na Granja

Depois de um notável triunfo há uma semana em Espanha, Rui Fernandes iniciou
ontem na Granja com um triunfo importante a comemoração dos seus vinte anos
de alternativa na temporada nacional
Sónia Matias andou esforçada e com a usual valentia, mas o novilho, reservado
e que se adiantava, não lhe proporcionou o êxito sonhado nesta sua primeira
intervenção da nova temporada, que brindou ao filho do saudoso "Nené"
Ousadia, irreverência, muita entrega e alto profissionalismo marcaram a primeira
apresentação do valoroso Filipe Gonçalves nesta temporada de 2018
Depois de ter sido um dos maiores triunfadores da temporada passada, João
Ribeiro Telles
começou ontem em tom triunfal a sua nova campanha, deixando
antever mais uma época de grande fulgor e brilhantismo... a ver se é desta que
o vamos ver regressar ao Campo Pequeno! Merece!
António Prates teve um início memorável de temporada depois de ter sido a
grande revelação da última, prestando assim a maior homenagem à memória
do seu apoderado "Nené" e dando no final aplaudida volta à arena com o
ganadero Joaquim Alves, pela excelente qualidade do novilho que lidou e que
soube aproveitar da melhor forma, reafirmando rara intuição e potencialidades
que o vão tornar no "novo caso" do toureio a cavalo
João Ribeiro Telles numa ousada sorte frontal durante
a lide do sexto novilho, repartida com Rui Fernandes e
Filipe Gonçalves
Filipe Gonçalves numa arrojada sorte durante a lide "a três" do novilho que
cabia a Ginés Cartagenas
Um grande ferro de Rui Fernandes também no último novilho
Apesar do insólito da situação, o público acabou aplaudindo Rui Fernandes,
João Telles e Filipe Gonçalves que, por ausência de Ginés Cartagena, lidaram
"a três" o último novilho
José Quintas, Hélder Passos e Diogo Coutinho foram autores das três pegas
dos  Amadores de S. Manços, destacando-se a pronta e coesa intervenção de
todos os restantes elementos
As três pegas dos Amadores da Póvoa de S. Miguel foram executadas por Rubén
Torrado
, Tiago Rodrigues e Fábio Caeiro, também com excelente intervenção
de todo o grupo


Em tarde de muito frio, aquecida pelo brio dos cavaleiros e forcados e pela excelência dos novilhos-toiros da ganadaria Pinto Barreiros (tendo o ganadero Joaquim Alves dado merecida volta à arena com António Prates no quinto da ordem), decorreu ontem com bom ritmo e o agrado geral do público, na Granja (Mourão), com três quartos das bancadas bem preenchidos, o tradicional Festival Taurino por ocasião das festas em honra de S. Brás, com o melhor cartel dos últimos anos, o que motivou a forte afluência de público à praça alentejana.
À excepção do segundo novilho, reservado e que se adiantava, não proporcionando a Sónia Matias o triunfo desejado, pese embora a entrega, o esforço e a usual decisão que a popular toureira pôs na sua lide, os restantes exemplares da prestigiada ganadaria Pinto Barreiros tiveram nota alta e contribuiram para os triunfos dos restantes cavaleiros e dos dois grupos de forcados, os de S. Manços e os da Póvoa de São Miguel.
Depois de já ter obtido um triunfo memorável em Espanha, na última semana (Olivares, Sevilha), Rui Fernandes deu ontem início à campanha portuguesa no ano em que comemora o 20º aniversário da sua recordada alternativa no Campo Pequeno com João Moura e Pablo Hermoso de Mendoza numa das últimas Corridas da Rádio organizadas por Palma Fialho.
Com a irreverência, a verdade e a ousadia que o caracterizam, atributos com que solidificou uma carreira brilhante ao longo de duas décadas, evidenciando neste momento uma solides, uma maturidade e uma maestria que raiam a perfeição, Rui Fernandes rubricou ontem uma actuação a todos os títulos triunfal e a deixar antever uma época de absoluta consagração como indiscutível Figura do toureio a cavalo.
Filipe Gonçalves subiu a corda a pulso, impôs-se nos últimos anos e é hoje um toureiro reconhecido e apreciado pela aficion portuguesa, tendo ontem na Granja dado nota disso mesmo com uma aactuação brilhante e ao seu melhor estilo, que entusiasmou o público e em muitas ocasiões fez parar corações com sortes em terrenos de grande compromisso.
Também João Ribeiro Telles protagonizou ontem um arranque de muito bom tom na sua temporada de 2018, depois de ter sido um dos grandes triunfadores da anterior. Utilizando apenas cavalos com o ferro da casa, brilhou com o "Gran Duque" e o "Glorioso" numa lide marcada por ferros de alto gabarito e brega excelente. Triunfo a deixar antever mais uma temporada brilhante.
O jovem António Prates, que foi a maior revelação da última temporada, deu ontem continuidade à caminhada de êxitos que marcou a sua campanha de 2017 e prestou desta forma a maior das homenagens à memória do seu apoderado "Nené", que nele depositava o maior entusiasmo e a maior das ilusões para a presente época. Teve um início mau com um ferro descaído, mas depressa se recompôs e se reencontrou na forma exuberante a que nos habituou, "armando um taco" e depressa conquistando o público numa lide de menos a mais, sempre em crescendo e em que reafirmou as muitas potencialidades que prometem fazer dele o "novo caso" do toureio a cavalo.
O rejoneador espanhol Ginés Cartagena faltou ao compromisso, enviando um atestado médico e a organização optou por não o substituir, tendo o último novilho sido lidado "a três" por Rui Fernandes, João Telles e Filipe Gonçalves. Apesar desta forma insólita e algo fora de contexto, que de princípio o público protestou, o bom desempenho dos três cavaleiros acabou por conquistar o conclave e o festejo terminou em pleno.
Pegaram os Forcados Amadores de S. Manços por intermédio de José Quintas, Hélder Passos e Diogo Coutinho e os Amadores da Póvoa de São Miguel, com pegas executadas por Rubén Torrado, Tiago Rodrigues e Fábio Caeiro, todos eles com brilhantismo.
Destaque-se o facto de apesar de se tratar de um dos primeiros festejos da temporada e de todos os cavaleiros estarem ainda em fase inicial de campanha, se terem apresentado, sem excepção, em grande forma e com a cavalaria ao ponto, fruto do muito trabalho e preparação durante o defeso.
Cavaleiros e os dois grupos de forcados renderam homenagem à memória do saudoso António Manuel Cardoso "Nené", ora brindando aos céus, ora dedicando as suas actuações ao filho do inesquecível empresário, António José Cardoso, que vai dar continuidade ao trabalho de seu pai prosseguindo com a empresa Toiros & Tauromaquia na gestão das praças de Alcochete e de Évora e também no apoderamento de António Prates, com Carlos Ferreira e com sua irmã Margarida.
O festejo foi bem dirigido pelo competente Agostinho Borges e ao início guardou-se um minuto de silêncio em memória de João Nunes Patinhas e de António Manuel Cardoso.

Fotos Maria Mil-Homens