quarta-feira, 16 de maio de 2018

Campo Pequeno: cartaz de 7 de Junho gera polémica nas redes sociais

Foi Rui Bento quem elegeu a foto para o cartaz de 7 de Junho, que retrata o
momento da saída em ombros dos quatro Mouras há dez anos no Campo Pequeno.
Miguel Moura, ao tempo, ainda era cavaleiro amador e por isso não surge de
casaca e tricórnio no cartaz
O cartaz oficial da corrida de 7 de Junho no Campo Pequeno e, em baixo, Rui
Bento, director de Actividades Tauromáquicas da primeira praça do país


O cartaz oficial da próxima grande corrida nocturna do Campo Pequeno - 7 de Junho, a comemoração dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura - está a gerar alguma polémica nas redes sociais.
Há quem aponte o facto de o cavaleiro Miguel Moura já ter tomado a alternativa e surgir no referido cartaz ainda trajado de amador e também o erro no nome do cabo dos Forcados Amadores de Arronches, que é Manuel Cardoso e não Ricardo Nunes, como surge no cartaz (que deixou o comando do grupo a 29 de Agosto de 2015, vai fazer três anos).
Rui Bento (foto ao lado), director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, desdramatiza a situação:
"Fui eu que tive a ideia - e assumo essa responsabilidade - de eleger como foto do cartaz o momento da saída em ombros dos quatro Mouras, há precisamente dez anos, em 2008, na noite de comemoração dos 30 anos de alternativa do Maestro, precisamente para relembrar esse momento histórico. Por isso é que foi essa a foto escolhida. O Miguel Moura, toda a gente sabe, já é cavaleiro de alternativa, mas há dez anos era ainda amador e não íamos certamente alterar a foto por essa razão...".
Quanto ao nome errado do cabo dos Forcados de Arronches, diz-nos Rui Bento:
"É ridículo que pensem que nós andamos a telefonar às pessoas a confirmar quem é o cabo de cada grupo. Existe uma Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) que tem um site e é aí que por norma vamos confirmar o nome do cabo de cada grupo. Não temos culpa que a ANGF não actualize o seu site e ainda lá esteja como cabo Ricardo Nunes... São pormenores que, confesso, podiam ser evitados, mas não é uma situação grave... Pegam por tudo e mais alguma coisa... Haja calma e descontracção e que a corrida de 7 de Junho seja uma grande noite de toiros, como certamente vai ser!".

Fotos Emílio de Jesus e "Correio da Manhã"