segunda-feira, 14 de maio de 2018

Dupla vitória da ganadaria Veiga Teixeira ontem no Concurso de Salvaterra


A ganadaria Veiga Teixeira alcançou ontem uma justíssima e merecida dupla vitória em Salvaterra de Magos, ao ganhar os prémios de bravura e de apresentação no Concurso que encheu a praça e teve um ambiente enorme. Na foto, o ilustre ganadeiro António Francisco Veiga Teixeira com os dois troféus.
O toiro de Veiga Teixeira foi o quarto da ordem e foi primorosamente lidado (triunfo importantíssimo!) por António Ribeiro Telles e pegado com enorme galhardia pelo forcado João Ferreira, à primeira, dos Amadores de Coruche, que no domingo anterior conquistara o troféu para a melhor pega em Vila Franca.
António Telles estivera já em plano superior na lide do primeiro toiro da tarde, um exemplar da ganadaria espanhola de Conde de la Maza que não primou pela bravura, mas tinha digna apresentação.
Ontem em Salvaterra, Francisco Palha deu mais um salto glorioso em frente, protagonizando duas lides a todos os títulos fabulosas e com ferros de tremenda emoção, a pisar a linha de fogo (como dizia Ojeda), primeiro a um toiro mansote de Canas Vigouroux e depois a um sobrero de Veiga Teixeira, de bom comportamento, que substitui o toiro de Dolores Aguirre, uma estampa, aplaudido na entrada, mas que saíu congestionado e foi recolhido.
O espanhol Andrés Romero, a pontuar em todas as tardes (não foi por acaso que foi triunfador de Sevilha e que no sábado cortou uma orelha em Madrid) lidou e bandarilhou muito bem o toiro (?) de Miura, mas a sua actuação perdeu importância pela ridícula apresentação do animal (uma vergonha). A lide foi ao som dos protestos do público pela falta de presença do Miurinha. Lidava Romero em último lugar o toiro de António Silva, mas esta saíu também visivelmente debilitado e recolheu aos currais, sendo substituído por outro sobrero da mesma ganadaria (apesar de o Regulamento não obrigar, neste caso, à existência de dois sobreros, havendo que louvar a empresa pelo gesto de o ter e o disponibilizar), toiro esse que já andou de "suplente" em várias praças, inclusivé esteve em Lisboa na nocturna de abertura da temporada - e que dificultou o labor a Andrés Romero, que fez das tripas coração para deixar a ferragem, falhando vários curtos e sofrendo diversos toques. Uma actuação para esquecer de um toureiro que tem mais valor do que aquilo que ontem se viu em Salvaterra.
Grande tarde para os Forcados de Santarém e de Coruche, com pegões a cargo de António Goes (à primeira), de Fernando Montoya (à segunda) e de Ruben Giovety (à primeira) pelos escalabitanos; e de Pedro Coelho (à segunda), de João Ferreira (à primeira) e de António Tomás (à primeira) pelos coruchenses.
A corrida foi bem dirigida por João Cantinho, assessorado pelo médico veterinário Dr. Luis da Cruz, apenas não se entendendo como foi possível que num Concurso de Ganadarias com este prestígio tivessem dado "passagem" àquele ridículo exemplarzinho da ganadaria Miura... Uma vergonha em qualquer praça do mundo!

Mais logo, não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens.

Foto Emílio de Jesus