sexta-feira, 11 de maio de 2018

Luis Rouxinol ganha troféu da melhor lide ontem na Chamusca

Luis Rouxinol ganhou ontem o troféu para a melhor lides na Chamusca. Em
baixo, os dois cavaleiros e os cabos dos dois grupos de forcados no momento
em que eram anunciados os vencedores dos prémios. Bernardo Borges, dos
Amadores da Chamusca, ganhou o troféu que distinguiu a melhor pega

Luis Rouxinol e o forcado Bernardo Borges, dos Amadores da Chamusca, ganharam ontem, respectivamente, os troféus "João Duque" e "Engº Jorge Duque", que premiaram a melhor lide a cavalo e a melhor pega na corrida que decorreu na praça de toiros da Chamusca, com uma entrada de meia casa.
Lidaram-se a cavalo toiros de Prudêncio, bem apresentados e a pedir contas e a pé dois de Falé Filipe, com destaque para o segundo, último da função.
Rouxinol evidenciou-se, primeiro com um toiro complicado e que se adiantava em demasia, sofrendo mesmo um aparatoso encontrão contra as tábuas após cravar o primeiro comprido, acabando por dar a volta ao oponente mercê da sua maestria e experiência; e depois, com um segundo toiro algo distraído, brilhou quando montado no fantástico cavalo "Douro".
Duarte Pinto, que tinha aqui o seu primeiro compromisso da temporada, enfrentou dois toiros com pouca mobilidade, desenhando duas lides de muito mérito e em que fez alarde dos seus reconhecidos dotes de cavaleiro clássico, cravando os curtos em sortes emotivas e a vencer o piton contrário.
O matador Manuel Dias Gomes teve menos hipóteses com o primeiro toiro de Falé Filipe, cuja lide brindou ao Maestro Vitor Mendes, mas espremeu ao máximo o segundo, de excelente nota, a que realizou bonita e pausada faena de muleta, com a arte e o temple que são os seus maiores atributos, depois de ter estado também muito bem de capote, recebendo o toiro de joelhos em terra e desenhando depois pintureras "verónicas" e cingindas "chicuelinas". Voltou Manuel a bordar o toureio, como já o fizeram no festival de Sobral de Monte Agraço.
Rijas pegas dos dois grupos da Chamusca: pelos Amadores foram caras Luis Isidro (à segunda, despedindo-se das arenas) e Bernardo Borges (à primeira, na pega que conquistou o troféu em disputa); pelos do Aposento, pegaram João Saraiva (à primeira) e Francisco Andrade (à terceira).
A corrida foi bem dirigida por Lourenço Luzio, assessorado pelo médico veterinário Dr. Luis da Cruz.

Fotos Maria Mil-Homens