segunda-feira, 21 de maio de 2018

Miguel Moura: drama e triunfo no sábado em Portalegre

Rui Salvador pouco pôde fazer com o primeiro toiro, subindo de tom na lide do
segundo do seu lote
Luis Rouxinol em dois momentos das suas actuações este sábado em Portalegre
Na sua primeira actuação, viveram-se momentos de
enorme dramatismo com a arrepiante colhida de
Miguel Moura, que felizmente nada sofreu (chegou a
temer-se o pior), encastando-se e terminando a lide
em clima de triunfo, ganhando o troféu que estava
nesta tarde em disputa
Momentos da segunda lide de Miguel Moura


Hugo Teixeira/tauronews.com - A praça de toiros "José Elias Martins", em Portalegre, abriu as suas portas no sábado para acolher uma entretida tarde de toiros, cujo maior triunfo sorriu ao cavaleiro Miguel Moura, aos forcados de Portalegre e à ganadaria espanhola de Dolores Aguirre.
Entre alguns pingos de chuva e uma meia casa a compor a velhinha e castiça praça, os aficionados assistiram a bons momentos de toureio, mas também a momentos de maior aflição, como foi o caso da aparatosa colhida de Miguel Moura, mas vamos por partes:
Rui Salvador abriu funções lidando um toiro completamente parado de Dolores Aguirre. O astado apenas investia para os capotes e ao cavaleiro de Tomar restou-lhe apenas deixar a ferragem. Nada podia fazer.
No seu segundo, um toiro de La Dehesilha, Rui Salvador andou correcto na cravagem, com o toiro distraído (e quase com seis anos!) a deixar-se lidar. Salvador cumpriu.
Numa tarde em que os toiros de Dolores Aguirre e La Dehesila saíram desiguais de apresentação, oscilando entre os 440 e os 610 quilos, Luís Rouxinol assinou duas atuações de muito labor e entrega.
No seu primeiro (La Dehesilla), o de Pegões andou esforçado, tendo encerrado com um bom ferro a lide ao manso. Já no seu segundo, o mais pesado da corrida com 610 quilos e da divisa de Dolores Aguirre, Rouxinol andou encastado, tendo um toiro que no momento da reunião cortava a sua trajetória e que dificultava as sortes. Terminou a sua passagem com um bom e aplaudido ferro de palmo.
Miguel Moura triunfou forte no seu primeiro (La Dehesilha). Recebeu bem o oponente nos médios e deu a lide adequada ao toiro mais voluntarioso da tarde, com cites de largo e vistosos, reunindo com ajuste.
Desta série destacamos o imponente segundo ferro curto, tendo encerrado a função com dois bons ferros de palmo, mas sem antes ter sido colhido com violência.

Uma queda feia!

O cavalo foi apertado em tábuas, o cavaleiro cai e a montada, ao sofrer a investida do toiro, rebolou por cima do toureiro, tendo-se temido o pior. Felizmente não passou de um valente susto!
O cavaleiro de Monforte fechou depois praça com um toiro mal visto de Dolores Aguirre, assinando uma lide asseada, com sortes desenhadas a quarteio, terminando, depois, com dois palmitos muito aplaudidos.
No capítulo das pegas a tarde nem sempre foi fácil. Pelos amadores do Ribatejo pegaram Rafael Costa à primeira e com o grupo a ajudar de forma eficaz. João Espinheira após uma tentativa violentíssima (o tal toiro com quase seis anos…) foi dobrado por João Oliveira que concretizou à segunda tentativa uma pega rija.
Sorte diferente teve por diante os amadores de Portalegre que brilharam com uma pega muito vistosa de Ricardo Almeida à primeira e, depois, João Fragoso à segunda com uma eficiente ajuda do veterano David Vargas, que no final deu também volta ao ruedo.
Pelos forcados de Redondo pegaram Luís Feiteirona à primeira, tendo o cabo da formação alentejana, Hugo Figueira, mais dificuldades para fechar a atuação do seu grupo com uma pega ao quarto intento.
Os troféus para a melhor lide, melhor toiro e ainda melhor pega, como já referimos, foram bem entregues. Miguel Moura conquistou o troféu da melhor lide (e não foi por ter sido colhido, atenção!), Ricardo Almeida dos forcados de Portalegre conquistou o da melhor pega e o quarto toiro da ordem, de Dolores Aguirre, o troféu de melhor toiro.
O cornetim Nuno Narciso estreou-se como empresário na sua terra natal, tendo oferecido aos aficionados um espectáculo agradável e recheado de emoções.
Dirigiu o festejo o competente aficionado Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Guerra.
Aguardemos agora em Portalegre pela corrida da Feira das Cebolas, em Setembro. Até lá!

Fotos Maria Mil-Homens