quinta-feira, 17 de maio de 2018

Morreu o Dr. Ramón Vila: o "salvador de vidas" a quem "Paquirri" chamou na hora da sua morte



Com 80 anos de idade, morreu esta madrugada o Dr. Ramón Vila, célebre médico cirurgião que durante mais de 30 anos - desde 1965, até se ter reformado em 2011 - chefiou a Equipa Médica da Real Maestranza de Sevilha.
Cerca de 1.500 toureiros passaram pelas suas mãos e era considerado um autêntico "salvador de vidas". Salvou-as a vários toureiros afamados, como Pepe Luis Vargas, Luis Mariscal, Franco Cardeño, Curro Sierra e Jesús Márquez, entre tantos outros.
O seu nome ultrapassou fronteiras quando na fatídica tarde de 26 de Setembro de 1984, em Pozoblanco (Córdoba), no seu leito de morte, depois da grave cornada que acabara de sofrer, Francisco Rivera "Paquirri" (foto ao lado), pronunciou aquelas palavras que deram a volta ao mundo: "Chamem o Dr. Vila!".
Por desgraça, a cornada era fatal e ninguém pôde salvar a vida a "Paquirri". Curiosamente, "Paquirri" fora o primeiro toureiro a que o Dr. Ramón Vila operara na Maestranza de Sevilha e desde então cresceu entre ambos uma sólida e profunda amizade.
O ano mais trágico que viveu em Sevilha foi o de 1992, quanto teve que assistir na enfermaria da Real Maestranza a dois toureiros feridos de morte: Manolo Montoliú a 1 de Maio e Ramón Soto Vargas a 14 de Setembro.
A cornada mais grave a que fez frente foi a sofrida em 2004 pelo novilheiro Curro Sierra, a quem um novilho arrancou a união da ilíaca com a femoral, salvando-lhe a vida.
Ramón Vila publicou vários trabalhos sobre a sua carreira como cirurgião taurino, mas a sua obra mais destacada foi o livro "Cirurgia Taurina, mito ou realidade".
Até há poucos dias, mantivera a sua agenda social e fizera a aus vida normal, tendo comparecido ainda na trincheira da Real Maestranza de Sevilha por mais que uma vez na recente Feira de Abril.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.