sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Ferreira e Casquinha: arte e competição ontem nos quites de capote

Nuno Casquinha e António João Ferreira - o nosso toureio a pé está vivo e bem
vivo. E recomenda-se. Foi uma noite mil vezes melhor que aquela, de triste
memória, em que vieram os figurões de Espanha... Morante e Manzanares!
Manuel Dias Gomes assistiu na bancada - e aplaudiu - ao triunfo dos companheiros
Foto Maria Mil-Homens
Ferreira e Casquinha alternaram ontem no Campo Pequeno em vistosos e
competitivos quites de capote


António João Ferreira (de branco e ouro) e Nuno Casquinha (azul e ouro) alternaram ontem no Campo Pequeno, nos dois primeiros toiros da lide a pé, sérios e exigentes exemplares da triunfadora ganadaria São Torcato, em bonitos e vistosos quites de capote, um em resposta ao outro e em jeito de competição que ficou depois bem afirmada nas importantes faenas de muleta de cada um deles.
Foram momentos bonitos de arte numa noite que, como já aqui ficou referido, foi de glória para o nosso toureio a pé - e para os nossos matadores de toiros.
Só faltou mesmo Manuel Dias Gomes, outro valor de renome do nosso toureio a pé - que ontem assistiu (e aplaudiu) na bancada ao triunfo dos seus companheiros. Dias Gomes foi, segundo Rui Bento, o primeiro diestro a ser contactado pela empresa para participar nesta corrida de ontem, mas declinou o convite por razões que se prendem com a sua estratégia. Foi pena. E que tal juntar os três em próxima oportunidade?
Há que dar importância ao valor dos matadores que temos. E se tivernos em conta a decepcionante noite que se viveu no Campo Pequeno quando este ano aqui vieram dois figurões de Espanha, Morante e Manzanares, mais razão hão-de ver que têm as minhas palavras. Temos que dar valor ao que é nosso. E não continuar eternamente a pensar que a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa...

Fotos Emílio de Jesus