sábado, 4 de agosto de 2018

Prémio da melhor lide para Rouxinol Jr: corrida de gala e praça cheia ontem no Redondo

Rui Salvador
Tito Semedo
Francisco Maldonado Cortes
Manuel Telles Bastos
Marcos Bastinhas
Luis Rouxinol Jr.
Rui Salvador voltou a ter uma grande actuação ontem no Redondo
Actuação agradável de Tito Semedo, a cumprir 25 anos de alternativa. Brindou
aos elementos da Associação Tauromáquica Redondense
Francisco Cortes não teve noite feliz frente a um toiro manso e reservado que
não lhe permitiu de modo algum luzir-se
Classe e arte de Manuel Telles Bastos deram a volta a um toiro reservado de
Cunhal Patrício
Coliseu do Redondo "veio abaixo" com a lide empolgante de Marcos Bastinhas
Tal pai, tal filho: à mesma hora que Luis Rouxinol ganhava em Paio Pires o prémio
da melhor lide, Luis Rouxinol Jr. conquistava idêntico troféu no Redondo com uma
actuação excepcional ao toiro sobrero de Cunhal Patrício


O Coliseu do Redondo registou ontem uma enchente de três quartos fortes para assistir à corrida antecedida de um cortejo de gala à antiga portuguesa... que decorreu com algumas falhas, mas mesmo assim agradou.
Artisticamente - informa Maria João Mil-Homens - o espectáculo teve bons momentos, apesar da dureza, da mansidão e da exigência - mesmo assim, muita emoção! - dos toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício, que pediam contas e, regra geral, se refugiaram em tábuas, dando depois valentes tareias aos valentes forcados de Cascais e do Redondo.
A corrida, com um calor de morte (sem abertura na cobertura, o Coliseu do Redondo tem o efeito de estufa e com as temperaturas que se sentiam foi um verdadeiro horror!), foi demasiado demorada, sofretudo depois de o último toiro se ter inutilizado quando Rouxinol Jr. já lhe tinha cravado os compridos e a empresa (Associação Tauromáquica Redondense) ter oferecido a lide do sobrero, sem ser obrigada a isso uma vez que o toiro já tinha levado ferros, tendo o público aguardado pacientemente pela embolação do toiro, que demorou quase meia-hora...
Rui Salvador, embalado pelo grande triunfo da semana passada na Nazaré, voltou a dar um recital de bom e emotivo toureio, deixando ainda maior ambiente para a sua apresentação no Campo Pequeno na próxima quinta-feira; Tito Semedo teve uma lide agradável ao seu melhor estilo; Francisco Cortes andou em noite menos feliz e ainda por cima com um toiro que bem cedo se encostou às tábuas; Manuel Telles Bastos deixou o perfume da sua classe com ferros de grande valor e à antiga; e as lides mais deslumbrantes e que maior alvoroço causaram nas bancadas foram as duas últimas, de Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Júnior.
Bastinhas cravou ferros de grande emoção, de poder a poder, com o seu já célebre cavalo preto, pisando terrenos de compromisso e terminou com os habituais pares de bandarilhas que empolgaram o público.
Luis Rouxinol Júnior, impossibilitado de lidar o toiro que lhe tocara por este se ter inutilizado, teve depois uma lide com princípio, meio e fim, empolgante, no sobrero que fechou praça, ganhando o troféu que esstava em disputa para a melhor lide.
No momento da entrega do troféu, por Maria Angélica, da Associação Tauromáquica Redondense, todos os cavaleiros, à excepção de Manuel Telles Bastos, se tinham ido embora da praça. Falta de companheirismo, mas sobretudo, imensa falta de chá... Lamentável.
Pegaram, em noite de autêntica "sopa de corno", os forcados de Cascais e do Redondo. Pelos primeiros, foram caras Rui Grilo (à segunda), Ventura Doroteia (à primeira) e André Ramalho (à segunda). Pelos da casa, pegaram, de cernelha Daniel Silva e Carlos Silva (depois de muitas tentativas de caras), Joaquim Ramalho (à primeira, vencendo o prémio para a melhor pega) e o cabo Hugo Figueira (à quarta). Dez forcados do Grupo do Redondo foram para a enfermaria, sendo cinco conduzidos ao Hospital de Évora, felizmente sem lesões de maior gravidade. Ao longo da corrida e com o grupo a ficar desfeito, fardaram-se em cima da hora vários forcados que estavam à paisana.
A corrida de ontem no Redondo foi dirigida com o habitual acerto por Marco Gomes, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. Matias Guilherme.

Fotos Maria Mil-Homens